Filiados
Três Corações
27/06/2014
FESERP-MG presta assessoria jurídica em Três Corações
(Três Corações – MG) O assessor jurídico da FESERP-MG Eldbrendo Monteiro esteve recentemente em Três Corações, no Sul de Minas, para orientações e esclarecimentos ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais local. Na próxima segunda-feira (30 de junho) ele voltará à cidade para realizar uma nova rodada de assessoria jurídica, em reunião agendada com a presidente Lúcia Maria Felipe. “Essa é uma das obrigações da nossa Federação e os sindicatos filiados sempre terão o nosso apoio, em todos os sentidos”, afirmou Eldbrendo Monteiro.
29/06/2016
Sindicato de Três Corações vai à Justiça pela reposição salarial de dois anos
(Três Corações – MG) – Por conta de uma defasagem salarial histórica, acentuada nos dois últimos anos, e cansado de ouvir argumentações absurdas do prefeito Claudio Cosme Pereira (PMDB), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Corações, respaldado pela categoria, entrou na Justiça para garantir pelo menos a reposição das perdas inflacionárias. “Estamos reivindicando 17,8%, referente a 2015/2016. A instância judicial foi o último caminho, depois de um longo período de tentativa de diálogo, mas o prefeito disse que já fez, nos dois primeiros anos de mandato, tudo que tinha que ser feito para o funcionalismo”, relatou a presidente do Sindicato Lúcia Maria Felipe (foto)
09/12/2016
Sindicato de Três Corações faz manifestações pela regularidade do pagamento
Em dois dias servidores de Três Corações protestam contra descaso da Administração Municipal
(Três Corações – MG) – Em dois dias desta semana (terça e quarta-feira, 5 e 6 de setembro), os servidores públicos municipais de Três Corações (MG) protestaram contra o descaso da Administração Municipal. E a insatisfação foi demostrada com uma paralisação das atividades no primeiro dia e passeata pelas ruas da cidade, nas duas datas. “Os servidores tem muitos motivos para estarem insatisfeitos”, avalia a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Corações (SINDSERP-TC), Lucia Maria Felipe, que enumera: há anos o funcionalismo não tem um ganho real, acima da inflação, em seus salários; o pagamento do ticket-alimentação não tem sido feito regularmente, servidores, principalmente aposentados, em situação de extrema pobreza, e com os seus poucos direitos sendo retirados gradativamente; não há condições ideais de trabalho, pois em muitos casos o servidor efetivo está sendo colocado em setores onde não tem como desenvolver bem a sua função, para a qual realizou o concurso público.
Para Lucia Felipe não dá mais para aceitar as “desculpas” do prefeito municipal. “Ele põe a culpa de tudo isso na ‘crise’ nacional, na situação em que se encontra o país, mas a Prefeitura está cheia de cargos comissionados e de trabalhadores contratados”.
05/06/2018
Sindicato de Três Corações repudia inverdades da Prefeitura no retorno da carga horária das oito horas
(Três Corações – MG) – O Decreto da Prefeitura de Três Corações (MG) retornando a carga horária de oito horas para os servidores públicos municipais, já a partir desta segunda-feira (4 de junho), vem causando revolta entre o funcionalismo e indignação no Sindicato dos Servidores. A entidade sindical denuncia que faltou transparência por parte da Prefeitura, que agora quer transferir responsabilidades pelo ato administrativo. “Não é verdade que o cumprimento da carga horária de oito horas foi uma demanda do Sindicato, como vem dizendo a Prefeitura. Nunca solicitamos essa extensão. Temos cópia de todos os ofícios requisitórios protocolados na Prefeitura, e em nenhum deles existe pedido de volta da carga horária. Protocolamos outros pedidos (de vale refeição/ticket alimentação e vale transporte como exemplos) e a Administração concedeu apenas a reposição inflacionária, 2,95%, voltou com a carga horária de 8 horas e agora quer jogar essa responsabilidade para o Ministério Público e o Sindicato”, afirmou a presidente do SINDSERP-TC), Lúcia Maria Felipe (foto).
A sindicalista continua: “Durante as negociações um dos argumentos do prefeito foi que, para compensar a falta de reajuste salarial devido ‘à crise nacional’, os servidores estariam trabalhando seis horas diárias e ele alegou que não teria condições de dar reajuste pois, segundo a Prefeitura, a ‘folha estava no limite’. Então foi sugerido pelo Sindicato que se reduzisse o número de contratados comissionados. A Prefeitura alegou que ‘o número de comissionados não era tanto assim’ e que se houvesse a redução pedida, ‘a carga horária teria que voltar a ser de oito horas para os servidores efetivos’. A direção do Sindicato então solicitou que a economia feita com as demissões de comissionados fosse revertida para os servidores efetivos e inativos, com o argumento de que eram os direitos dos trabalhadores, que passam por um reajuste decente, que estavam em jogo”, explicou Lucia Felipe.
A direção do SINDSERP-TC soltou uma Nota de Esclarecimento aos servidores e à população. No documento, informa ainda que, “uma vez não atendidos pela Administração os direitos da categoria, as nossas demandas se tornaram ações judiciais: recomposição salarial dos anos anteriores, ticket-alimentação e progressão salarial/triênio. Todas as ações em andamento na Comarca de Três Corações”.
O SINSSERP-TC e os servidores de Três Corações têm o apoio da FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais), da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil)
15/10/2018
Atual diretoria do Sindicato dos Servidores disputa reeleição em Três Corações, nesta quarta-feira
(Três Corações – MG) – Respaldado pelo bom trabalho dos últimos anos, a atual diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Corações (SINDSERP-TC), disputa, nesta quarta-feira (17 de outubro), a reeleição na entidade. “Sempre defendemos os servidores, sejam eles ativos, aposentados ou pensionistas. Sempre prezamos pelo diálogo, tanto com eles quanto com a Administração. Conseguimos muitos benefícios e outros virão. Por tudo isso temos a consciência tranqüila para pleitear a continuidade”, diz a presidente Lúcia Maria Felipe, que encabeça a Chapa 1. “Somos testemunhas do trabalho e da lisura da atual administração do Sindicato. Os dirigentes, a começar pela Lúcia, não só pensam nos servidores de Três Corações como estão sempre nas lutas dos trabalhadores de Minas Gerais e do Brasil, contra as reformas do Governo Federal e as perdas de direitos”, acrescentou o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira. Veja abaixo as propostas e a composição da Chapa 1, denominada “União e Perseverança”.
A eleição no Sindicato de Três Corações acontece das 8h às 17h. Serão disponibilizadas para os eleitores cinco urnas: duas fixas (na sede do Sindicato e na Prefeitura) e três itinerantes.
17/10/2018
Atual diretoria é reeleita em Três Corações
(Três Corações – MG) – Sob o emblemático lema da “União e da Perseverança”, a atual diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Corações (SINDSERP-TC ) foi reeleita para um novo mandato, de cinco anos , em eleições realizadas nesta quarta-feira (17 de outubro). A Chapa 1 recebeu 145 votos, contra 75 dados à Chapa 2 – foram registrados ainda dois votos em branco e 17 nulos. “Agradeço aos servidores pela confiança e agora é hora da união. Vamos seguir nosso trabalho com honestidade, clareza e transparência”, afirmou a presidente reeleita, Lúcia Maria Felipe. “O resultado fez justiça e é fundamental essa vitória nesse momento dramático em que vivemos. Tenho certeza que Três Corações estará na trincheira das lutas, pelos servidores de Minas e os trabalhadores do país”, disse o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira.
A FESERP-MG se fez presente na cidade, desde terça-feira (16 de outubro), com um time de apoiadores da Chapa 1, além de Cosme Nogueira: o assessor jurídico da Federação Eldbrendo Pereira; os presidentes dos sindicatos dos servidores públicos municipais de Ijaci (Adrianne Alvarenga, acompanhada da diretora Miriam Cassiana de Souza), Varginha (Airton Ribeiro, acompanhado do vice Claudio Borges do Espírito Santo e da funcionária do Sindicato Michele Ávila), Cruzília (Luiz Claudio Ferreira Maciel), Lavras (Euisles “Willian” Rodrigues), Nepomuceno (Eliezer José da Costa) e Cambuquira (Claudia Helena Soares), os vice-presidentes dos sindicatos de Juiz de Fora (Ivan Expedito Catarina, acompanhado do diretor Agnaldo Jailson de Almeida) e as diretoras do Sindicato de Nova Serrana (Gelcira Vieira Cordeiro e Jéssica Antônio Teodoro).
Na campanha, a Chapa 1 primou pela transparência tanto ao fazer uma retrospectiva quanto aos planos futuros, passando pelas conquistas e o momento atual do Sindicato. Em novembro de 2013, quando a diretoria agora reeleita assumiu, havia uma dívida de R$ 150 mil (referente a pendências com a Receita Federal, INSS, prestadores de serviços entre outras rúblicas) e tudo foi sanado. Paralelamente foi construído um salão na parte superior da sede do Sindicato e regressaram os atendimentos jurídicos e médicos. No campo das conquistas, citando apenas as recentes, destacam-se a reposição salarial dos anos de 2014,15 e 2016, somando 17,08%, e mais 2,97% de 2017. “Vamos continuar construindo um futuro de conquistas”, anunciou Lúcia Maria Felipe.
O processo eleitoral em Três Corações foi realizado com cinco urnas, duas fixas (uma na sede do Sindicato e outra na Prefeitura) e três itinerantes. Durou das 8h às 17h, com apuração em seguida.
Oe eleitos
Presidente: Lúcia Maria Felipe
Vice-presidente: Marco Aurélio de Morais
Primeira Secretária: Cristina Maria Ferreira Gonçalves
Segundo Secretário: Silas Josué dos Santos
Primeiro Tesoureiro: Edward Araújo
Segundo Tesoureiro: Edson Antônio Silva
Suplentes da Executiva: Mauro Cézar de Souza, Simone Aparecida da Silva, Nilcéa de Oliveira, Patrícia Maria Borges Batista, Adilson Donizete Ribeiro e José Vitor de Souza.
Conselho Fiscal: Vitor Tavares, Homero Inácio de Souza, Sérgio Luiz Pompeu (efetivos), Izabel Ferreira Oliveira, Vlamir de Oliveira Silva e Cláudia Regina Silva Auad dos Santos (suplentes).
07/12/2018
Sindicato de Três Corações distribui cestas natalinas para os servidores
(Três Corações – MG) – Como vem acontecendo nos últimos anos, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Corações (SINDSERP-TC) vai contemplar todos os 480 sócios ativos e aposentados com uma cesta natalina. O agrado, merecido, aos trabalhadores já está disponível na sede do Sindicato e pode ser retirado até o dia 18 de dezembro, das 8h às 17h. Aposentados que tenham algum tipo de dificuldade para ir até o local serão atendidos de forma especial, com a possibilidade da entrega da cesta na casa do servidor.
28/01/2019
Sindicato de Três Corações pede apoio à Câmara em projeto de reajuste salarial para os servidores
(Três Corações – MG) – Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Corações (SINDSERP-TC) se reuniram, na sexta-feira (25 de janeiro), com representantes da Câmara Municipal para pedir apoio ao projeto de recomposição salarial dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, que deverá dar entrada na Câmara após o recesso dos vereadores, no dia 4 de fevereiro. O projeto em questão prevê 30% de reajuste salarial, dividido da seguinte forma: 5% agora em janeiro, 10% em julho de 2019, 5% em janeiro de 2020 e 10% em abril de 2020. “Esse índice se refere às recomposições devidas desde 2014”, disse a presidente do SINDSERP-TC, Lúcia Maria Felipe. “Vamos analisar o projeto junto com os demais vereadores e dar total apoio em qualquer assunto que beneficie os servidores públicos”, disseram os representantes do Legislativo.
Participaram da reunião (na foto) os vereadores Helder da Fonseca Reis (presidente da Câmara) e Weber Eugênio de Souza e, pelo Sindicato, Lúcia Maria Felipe e os diretores Marco Aurélio de Morais, Edward Araújo e Homero Inácio de Souza – além do assessor jurídico Cláudio Apolônio Damas.