Por que a FESERP-MG?
Foi em julho de 2009 que um grupo de sindicalistas ligados a representatividade dos servidores públicos municipais do Estado de Minas Gerais se reuniu pela primeira vez, com o objetivo de discutir a criação de uma federação. Nesse encontro o tema foi abordado e discutido com amplitude no debate e a de se destacar os depoimentos acalorados e exaltados, daqueles bravos companheiros que fizeram uso da palavra. Citamos nomes que consideramos importantes para a história da FESERP-MG: Luis Carlos Barbosa (de São João Nepomuceno), Amarildo Romanazzi e Antônio Carlos de Santana (ambos de Juiz de Fora), Luiz Carlos Batista (de São Lourenço), Adrieni Alvarenga (de Ijaci), Naara Bernadeli (de Uberlândia), Airton Ribeiro (de Varginha), Márcio Pimentel, Amaury Santos e Gilson Carminate (de Leopoldina), José Mauro dos Santos (Matias Barbosa) Antônio Memento (de Nepomuceno), Carlos Alberto “Betinho” Lucas (Carandaí), Rogério Rodrigues de Melo (de Barroso) e Clóvis Quintão Júnior (de Rio Pomba), mas não podemos esquecer de uma pessoa que consideramos também muito importante dentro do contexto: Valmir Cristino dos Reis, funcionário do sindicato de Juiz de Fora, que até hoje é atuante na estrutura da federação. E também quem não está mais entre nós: Wanderlito Luiz Arantes, bravo companheiro de Varginha.
Estávamos cansados e completamente descrentes com a atuação daqueles que até hoje se consideram representantes da nossa categoria, sem nenhuma ação política, sempre usando discursos de fachada e se encastelando dentro de uma inércia total, ou seja, estávamos saturados de tanta mentira. Resolvemos deliberar e tornar público o nosso movimento que carinhosamente denominamos de Pró-Federação. Marcamos o nosso primeiro encontro em agosto de 2009, na cidade de São Lourenço, marcado por uma expressiva participação de sindicatos que deliberaram pela fundação de uma nova federação – o que aconteceu em novembro do mesmo ano. Gostamos muito de relembrar aquela assembléia de fundação, pois ela nos faz recordar de fatos que aconteceram, que até hoje estão bem nítidos na nossa mente. Naquele momento percebemos o quanto o ser humano é capaz e a que ponto pode chegar por causa do poder e da ganância. Eles extrapolaram todos os limites, usaram as mais perversas formas para tentar impedir que a assembléia fosse realizada, tentaram sem sucesso manchar os nossos nomes, foram pobres em seus argumentos e insignificantes em suas ações, usaram e manipularam pessoas com fatos mentirosos. Mas, de nada adiantou. Nós conseguimos e consolidamos o nosso objetivo, pois o nosso projeto não é de poder ma sim de luta. Luta em defesa da nossa categoria, luta em defesa de uma sociedade mais justa e mais fraterna e pela liberdade e democracia.
A FESERP-MG não tem dono, mas tem rosto, tem seriedade, tem compromisso com a verdade e tem voz. Não idealizamos uma federação que simplesmente seja uma entidade caça-níquel, que só exista para arrecadar dinheiro dos trabalhadores e que privilegie e sustente alguns à custa da grande e sofrida maioria. O que nós idealizamos é uma entidade forte, que valorize os sindicatos, pois sem eles não existe federação, que exerça a sua legitimidade para a ampliação dos direitos da classe e da vigília permanente dos direitos já conquistados, que interaja com os movimentos sociais.
A FESERP-MG veio para ficar, para se consolidar e crescer dentro do cenário. Estamos começando de baixo, construindo uma casa como deve ser feito, dando o passo do tamanho das pernas, realizando os primeiros investimentos, ampliando as nossas filiações sem falar mentiras e sem falsas promessas, apenas com a verdade.
Agradeço a Deus todos os dias por nos dar forças e coragem para encarar os desafios.
A FESERP-MG surgiu para ser a grande diferença. Com coragem, determinação e transparência.
Cosme Ricardo Nogueira
Presidente da FESERP-MG