Nota sobre o rompimento da barragem de Brumadinho (MG)
A FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Minas Gerais), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) e sindicatos filiados vem a público expressar solidariedade às vítimas e familiares dos atingidos pelo rompimento da barragem de Brumadinho. Uma tragédia anunciada que se cumpriu e com isso ceifando vidas inocentes, devastando uma região e destruindo o meio ambiente.
Três anos se passaram da tragédia de Mariana e outra catástrofe cai sobre o chão das Minas Gerais. Nossas entidades, FESERP-MG, CSB e CSPB, se unem neste momento a todos os movimentos da sociedade civil organizada para cobrar das autoridades a punição imediata dos culpados, pois o povo brasileiro não aguenta mais conviver com a impunidade de colarinhos brancos que só pensam em acumular fortunas e riquezas às custas da dor e da tristeza dos indefesos e devastar a natureza, provocando danos irreparáveis.
Três anos após a tragédia de Mariana, nenhum empresário milionário foi preso e nem as indenizações foram quitadas. E tão pouco a reconstrução material daquilo que foi destruído, já que a reconstrução moral dos atingidos jamais será reparada.
Quando Carlos Drummond de Andrade expressava que “Itabira era apenas um retrato na parede” nos leva a crer que ele, há muitos anos, já pressentia que as nossas Minas Gerais um dia seriam devastadas por rejeitos químicos da ambição sem limites.
É necessária uma intervenção nessas empresas que exploram as nossas riquezas por parte do governo, para garantir a segurança do nosso povo e frear a devastação, pois o risco de rompimento em outras barragens espalhadas pelo Estado é fato diante do descontrole dos órgãos fiscalizadores.
Exigimos que a Justiça cumpra o seu papel e aja com rigor na punição dos envolvidos, colocando atrás das grades os verdadeiros culpados desse crime.
O choro dos inocentes ecoa pelas montanhas de Minas e o sentimento de Justiça é uma exigência de todo o Brasil.
Cosme Nogueira
Presidente da FESERP-MG e da CSB Minas e diretor da CSPB