
O governo Zema e o descaso com o funcionalismo público do Estado
Amargando anos sem um reajuste salarial digno, os servidores públicos de Minas Gerais seguem lidando com o descaso e a falta de compromisso do governador Romeu Zema com a categoria. Além de promover uma política de sucateamento do serviço público no Estado, o governador desrespeita também o funcionalismo quando não apresenta nenhuma perspectiva de recomposição para os servidores este ano.
Na última terça (18/3), durante Audiência Pública dos servidores da segurança na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o secretário da Fazenda, Luiz Cláudio Gomes, informou que não há garantia de recomposição salarial para o funcionalismo em 2025. Segundo o representante do governo, o Estado ficará o ano todo no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e a “preocupação” maior do governo seria garantir salários em dia e equilíbrio fiscal.
No entanto, esse é mesmo governo que afirma constantemente, nas redes sociais, que colocou Minas Gerais nos trilhos. Também é o mesmo que aumentou o próprio salário em 300% e que concede benefícios fiscais aos amigos empresários.
Um governo que, desde o primeiro mandato, se sustenta com frases prontas e marketing em redes sociais, mas que faz questão de deixar claro que não se importa nem um pouco com aqueles que mantêm o estado funcionando.
Precisamos lembrar, ainda, ao senhor governador que o pagamento de salário em dia não é um luxo, mas sim um direito de todo trabalhador.
Fonte: SISIPSEMG