Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Araxá: Sinplalto muda filiação da Nova Central Sindical dos Trabalhadores para a Central dos Sindicatos Brasileiros

Após quinze anos de filiação à Nova Central Sindical dos Trabalhadores, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras, Autarquias da Microrregião de Araxá (Sinplalto) anunciou sua adesão à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). A decisão marca uma nova fase para a entidade e foi motivada por fatores que refletem as necessidades e aspirações dos servidores. A mudança foi oficializada em uma visita a sede da CSB em São Paulo, com o presidente do Sinplalto, Hely Aires, e o presidente da CSB, Antonio Fernandes dos Santos Neto, e a vice-presidente da CSB de Minas Gerais, Antonieta de Cássia (Tieta).

Durante a cerimônia, o presidente do Sinplalto, Hely Aires, destacou a importância da nova filiação como um alinhamento das diretrizes para fortalecer a luta dos servidores por direitos e melhorias nas condições de trabalho.

“A decisão do Sinplalto de desfiliar da Nova Central e filiar à CSB é uma decisão meramente de ordem política sindical. O momento é muito oportuno já que nós resolvemos deixar nossa federação no ano passado [Feserv] e hoje estamos na Fesmig, nós a fizemos com a consciência tranqüila, e nessa nova roupagem nós devemos seguir onde nossa federação está filiada, e nesse caso é a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)”, explicou Hely Aires.

A saída da Nova Central, que por anos foi um importante aliado do Sinplalto, foi conduzida de forma respeitosa e transparente. O sindicato reconheceu a contribuição da antiga central ao longo dos anos, mas enfatizou que as novas diretrizes da CSB são mais condizentes com os desafios atuais enfrentados pelos servidores.

“Nós optamos por uma nova perspectiva para a entidade do Sinplalto e para nossa Federação, e venho de público agradecer a entidade nacional, a Nova Central Nacional e a Nova Central de Minas Gerais, que além de trazer grandes companheiros, grandes amizades, aprendemos muitos nesses anos, e quero destacar aqui os companheiros Vanderlei, Marco Antônio, Eduardo Maia, Fanny, aos colaboradores da Nova Central, Heloisa, Deise, Rosane, todas elas que estiveram por ali, são pessoas que ficaram no nosso coração, e a gente tem alegria de ter contribuído para essas entidades e para o movimento sindical, e que nós possamos nos encontrar por aí nas mesmas batalhas, em parceria com as Centrais existentes. Estamos mudando a Central, a cor da camisa, mas o objetivo é o mesmo”, destaca Hely.

A mudança de filiação é parte de um cenário mais amplo de reestruturação e fortalecimento do movimento sindical no Brasil. Com a nova filiação, o Sinplalto espera não apenas um fortalecimento interno, mas também uma maior representatividade no cenário nacional, especialmente em um período em que as pautas trabalhistas estão em constante discussão.

A expectativa é que, a partir dessa nova fase, o Sinplalto possa conquistar avanços significativos para seus filiados, promovendo ações que garantam melhores condições de trabalho e valorização do servidor público, além de um diálogo mais efetivo com as autoridades locais e nacionais.

O presidente ainda destacou a sintonia que teve com os ex-presidentes NCST, Calixto Ramos, José Reginaldo, Professor Oswaldo, e atual presidente Moacir, na estadual não diferente tivemos sinergia, com presidente Miranda, Geraldo, Luciana, e atual presidente Wanderson, gratidão e palavra de ordem, finalizou o presidente.

 

Fonte: Sinplalto