Janeiro Branco: ‘O que fazer pela saúde mental agora e sempre?’
“O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”
Esse é o slogan do Janeiro Branco 2025, campanha que conscientiza sobre a importância do cuidado à saúde mental. No âmbito trabalhista, esse cuidado deve ser prioridade!
O Brasil é considerado o 4º país com mais profissionais tristes ou com raiva na América Latina. O número de brasileiros que informam sentir estresse diariamente chega aos 46%. Nos últimos anos, ocorreu um aumento de 38% nos afastamentos devido a questões de saúde mental no trabalho.
Esses dados nos alertam para a necessidade de tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor e confortável para os trabalhadores. Através do sindicalismo, nos juntamos à luta pela saúde mental no Brasil, buscando sempre que o trabalhador mantenha seu maior direito: a saúde!
Para isso, incentivamos que o trabalhador cuide de seu psicológico por meio do acompanhamento profissional. Inclusive, o SUS (Sistema Único de Saúde) teve uma grande vitória em 2024, visto que o Ministério da Saúde habilitou 3.019 CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) que auxiliam diariamente nessa luta. 🩺
🤍 A Fesmig incentiva e luta diariamente pela manutenção da saúde mental do trabalhador!