Conselhão debate futuro do Brasil com foco em desenvolvimento sustentável e inclusão social
4ª Reunião Plenária do CDESS reúne autoridades e representantes da sociedade civil para discutir temas como nova indústria, diversidade, investimentos, serviços públicos e agronegócio. Presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, contribuiu com as discussões
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) realizou, nesta quinta-feira (12/12), sua 4ª Reunião Plenária, atualizando a agenda de construção de políticas públicas para o Brasil. O encontro, que contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros de Estado, teve como foco central o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a construção de um futuro mais justo para o país.
A reunião contou com a participação do presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, que é conselheiro titular do CDESS.
“Nossas contribuições nessas discussões têm sido de grande importância para levarmos ao governo as demandas da sociedade. São os servidores públicos que, na prática, executam os serviços e as políticas públicas ofertadas pelo estado. As categorias do setor público têm papel determinante não somente na execução destes serviços, estes profissionais conhecem melhor do ninguém as necessidades da população e, portanto, estão plenamente capacitados a contribuir de maneira efetiva para a construção de políticas que sejam capazes de atender essas necessidades”, avalia Domingos.
“É por essa mesma razão que buscamos ampliar os espaços de diálogo e intervenção junto ao governo. Somos seus maiores e mais estratégicos colaboradores. Para darmos mais e melhores contribuições necessitamos de condições mais favoráveis. Por meio do Marco Regulatório das Relações de Trabalho do Setor Público (MRSP), proposta que vem sendo construída há anos, teremos as condições ideais para garantir a continuidade, a sustentabilidade e a entrega de serviços cada vez mais eficazes à sociedade. Esperamos que, em 2025, possamos avançar muito mais nessa indispensável pauta de grande impacto social”, concluiu o presidente da CSPB.
Programação e deliberações
A programação da reunião foi marcada por uma ampla gama de temas, que abrangeram desde a nova indústria brasileira e a transição energética até a diversidade nas organizações e o combate à fome. Painéis temáticos permitiram um diálogo aberto entre ministros, conselheiros e especialistas, com o objetivo de encontrar soluções para os desafios enfrentados pelo país.
A reunião também foi marcada pela assinatura de diversos acordos e parcerias, que demonstram o compromisso do governo em implementar as políticas públicas discutidas no CDESS. Entre as iniciativas, destacam-se:
– Entrega do Prêmio Hackaton: Desinformação e mudanças do clima;
– Entrega da moção de apoio ao pacote fiscal
– Assinatura da parceria CEPAL, Ministério da Fazenda e ABC
– Portfólio de projetos estratégicos;
– Posse do Conselho Nacional de Projetos Tecnológicos de Alto Impacto;
– Assinatura de 12 contratos pela Petrobrás para renovação da frota brasileira de embarcações de apoio marítimo;
– Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Mais Conhecimento da Amazônia;
– Assinatura do Decreto de Governança da Transformação Digital;
– Sanção do PL 182/2024 – Mercado de Carbono o Lançamento da Missão 5: Bioeconomia, Descarbonização, e Transição e Segurança Energéticas da Nova Indústria Brasil.
A 4ª Reunião Plenária do CDESS reafirmou a importância do diálogo entre governo e sociedade civil para a construção de um país mais justo e próspero. A participação ativa de representantes dos trabalhadores do setor público, como o presidente da CSPB, demonstra o compromisso do governo em debater as demandas da sociedade e construir políticas públicas que atendam às necessidades da população.
Fonte: Secom/CSPB