FESMIG apoia a PEC pelo fim da escala 6×1
A Federação dos Servidores Públicos de Minas Gerais, a Fesmig, apoia amplamente a PEC contra a escala 6×1 e faz coro ao movimento “Vida Além do Trabalho” (VAT), criado pelo vereador Rick Azevedo (PSOL-RJ) e apoiado pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que levou a proposta à Câmara dos Deputados.
A Fesmig luta com seus sindicatos filiados pelo fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho. Nós, enquanto entidade atuante do movimento sindical, reivindicamos a redução de jornadas extremamente cansativas, considerando o impacto na saúde dos trabalhadores e no seu merecido descanso.
Essas condições de trabalho precárias foram intensificadas com as mudanças trabalhistas recentes, que facilitaram acordos individuais sem o respaldo necessário dos sindicatos e das federações.
Aliado a diversas organizações e cidadãos, acreditamos que a jornada de trabalho e o fim da escala 6×1 geram empregos e redistribuem o tempo de trabalho, beneficiando a produtividade. Outros países mostram com suas experiências que a redução da jornada de trabalho aumenta o tempo de descanso, aumenta a motivação, reduz a desocupação e melhora o rendimento.
Privilegiar os trabalhadores jamais deve ser considerado prejudicial à economia do país, pelo contrário, deve fortalecê-la. Os brasileiros devem ter mais tempo para o lazer, para a educação e para a família.
A Fesmig pede ao Congresso Nacional que exerça sua função com responsabilidade social e empatia. Somos milhões de brasileiros que querem ver essa proposta tramitando.
Nossa Federação convoca os sindicatos associados, entidades mineiras e a população de Minas Gerais para lutar juntos contra a escala 6×1. Trabalhamos obstinados pelo povo mineiro, pelos servidores mineiros, por todos os trabalhadores e para o Brasil, a fim de garantir que essa PEC seja aprovada.