Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Secretário de Relações Sindicais da Fesmig representa a Federação no G20 Social

Marco Antônio Xavier dos Santos é secretário de Relações Sindicais da Fesmig e presidente do Sindicato de Servidores Públicos de Sabará. Na representação da Federação, Marcos participou incisivamente das pautas levantadas durante o G20 Social, ocorrido no Rio de Janeiro. O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais.

Ainda no evento, Marcos esteve ao lado de Ilda Angélica Correia, que é presidente da CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias) e também é Agente Comunitária de Saúde. Lembrando que a Fesmig representa a CONACS em Minas Gerais.

Sociedade civil unida por um futuro mais justo

A declaração final do G20 Social, elaborada por representantes de diversos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, apresentou um conjunto de propostas para um futuro mais justo e sustentável. Entre os principais pontos abordados estão:

  • Combate à fome, pobreza e desigualdade: A declaração defende a implementação de políticas públicas que garantam o acesso universal à alimentação adequada e o trabalho decente.
  • Sustentabilidade e mudanças climáticas: O documento enfatiza a necessidade de uma transição justa para uma economia de baixo carbono e a proteção do meio ambiente.
  • Reforma da governança global: A declaração defende uma reforma das instituições internacionais para garantir maior participação da sociedade civil e dos países em desenvolvimento nas decisões globais.

 

Encerramento com Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do encerramento da Cúpula do G20 Social no sábado (16) e destacou como esta foi a primeira vez que o grupo dos 20 países mais ricos ganhou um “terceiro pilar”, social, que se somou aos pilares político e financeiro.

“A economia e a política internacional não são monopólio de especialistas, nem de burocratas. Elas não estão só nos escritórios da Bolsa de Nova York ou de São Paulo, nem só nos gabinetes de Washington, Pequim, Bruxelas ou Brasília. Elas fazem parte do dia a dia de cada um de nós, alargando ou estreitando as nossas possibilidades”, disse no evento.

Em seu pronunciamento, o presidente defendeu também que o G20 discuta medidas que permitam reduzir o custo de vida e que promovam “jornadas de trabalho mais equilibradas”.

 

Clique AQUI e acesse a Declaração Final do G20 Social

 

Com informações de Agência Brasil e CSPB

Imprensa Fesmig