Fesmig parabeniza João Domingos pela eleição para Segundo Vice-presidente da CONTRAM – ISP Interamérica
A Fesmig vem a público parabenizar João Domingos Gomes dos Santos, presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, pela eleição como segundo Vice-presidente da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal das Américas – CONTRAM – ISP Interamérica para a gestão 2024/2029 no Congresso Internacional da entidade realizado em Bogotá, Colômbia, nos dias 10 e 11 de novembro. Infelizmente, João Domingos não esteve presente no evento devido a compromissos médicos. Em publicação da CSPB, o presidente da entidade destacou a importância da participação brasileira neste espaço internacional de defesa dos direitos dos servidores públicos municipais.
Enquanto Federação, sabemos a importância de ter representantes comprometidos com o serviço público para além dos limites do país, expandindo e fortalecendo a luta para os países vizinhos em busca de melhores condições para servidores de toda a América Latina.
Segundo Domingos, “os municípios, que concentram o maior número de entes públicos e de servidores, são os mais vulneráveis no cenário atual de reformas e cortes”. O líder sindical defende a necessidade de coordenação entre os países das Américas para fortalecer a resistência a essas políticas, que, em sua visão, atacam não apenas os trabalhadores do setor público, “mas também os milhões de cidadãos que dependem destes serviços”, reforçou.
O evento
A 13° Conferência Regional Interamericana (IAMRECON) da Internacional do Serviço Público (ISP) começou no dia 10 e vai até o dia 15 de novembro/2024, na cidade de Bogotá/Colômbia. Tem como tema “O povo acima do lucro, com paz, democracia e justiça social”, e contará com a presença do secretário-geral, Sérgio Ronaldo da Silva, além do diretor da Secretaria de Relações Internacionais da Condsef/Fenadsef, Eduardo Albuquerque.
O encontro promove debates sobre diversos assuntos relacionados aos serviços públicos, ao movimento sindical, a conjuntura geopolítica global e da América Latina. Tem temas como: As privatizações, justiça fiscal e fundos de pensão; O presente e o futuro do trabalho: como a informatização vem afetando o setor público e as respostas sindicais; Panorama das políticas públicas e dos trabalhadores das Américas; Direitos sindicais, negociação coletiva e novas lutas sindicais da região; e a Conjuntura política global, na América e os impactos sobre o movimento sindical.
A ISP agrupa 700 sindicatos filiados, incluindo a Condsef/Fenadsef, em 163 países espalhados pelo mundo. Juntos, estes sindicatos representam mais de 20 milhões de trabalhadoras e trabalhadores dos serviços públicos.
Clique AQUI e acesse a relação da nova diretoria da CONTRAM – ISP Interamérica
Imprensa Fesmig com informações da Secom/CSPB e SINTSEP-MS