💙 Novembro Azul: por você e por quem você ama!
No Brasil, o câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre homens, com estimativas de cerca de 65 mil novos casos a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). É possível mudar a realidade: o diagnóstico precoce pode fazer a diferença.
Os homens tendem a ser mais negligentes com a saúde. Em média, a expectativa de vida deles é 7,1 anos menor do que a das mulheres. O trabalho é um dos fatores que pode explicar a falta de procura por atendimento médico. No entanto, um ambiente de trabalho responsável e o movimento sindical recomendam que a saúde seja priorizada. Esse é o foco do Novembro Azul deste ano. A campanha não apenas aborda a prevenção do câncer de próstata, mas também destaca a importância de os homens cuidarem da sua saúde. Pessoas com próstata a partir dos 40 anos devem realizar anualmente o exame preventivo.
Fique atento a alguns sintomas: dificuldade para urinar, sensação de não esvaziamento completo da bexiga, urgência para urinar e necessidade de ir ao banheiro mais vezes do que o habitual. Ao identificar esses sintomas, a pessoa deve procurar um médico.
A Fesmig convida todos à reflexão e a busca do autocuidado por meio da prevenção.
Imprensa Fesmig