Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Araxá: Sinplalto integra a Frente em Defesa do Serviço Público

Um grupo criado no WhatsApp, que reúne cerca de 500 servidores municipais, busca regularizar o pagamento de gratificações interrompidas durante a pandemia.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Microrregião do Planalto de Araxá (Sinplalto) integra a Frente em Defesa do Serviço Público, por meio do presidente, Hely Aires. Esse grupo criado no WhatsApp, que já reúne cerca de 500 servidores municipais de diversas áreas em nível nacional, busca regularizar o pagamento dos quinquênios, também conhecidos como gratificações, interrompidos pela Lei nº 173 durante a pandemia da Covid-19, oficialmente encerrada em 22 de maio de 2022.

Hely relata que participou da segunda reunião desse grupo, que também inclui vereadores eleitos e reeleitos, além de dirigentes sindicais de alcance nacional. “Foi criada uma comissão de trabalho da qual faço parte, e essa comissão terá a tarefa de recolher assinaturas para um abaixo-assinado que será entregue ao Executivo, visando um entendimento e a regularização desse benefício. Após a recomendação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Câmara de Araxá já realiza esse pagamento, assim como algumas autarquias; apenas o Município ainda não regularizou a situação”, comenta o presidente do Sinplalto.

Segundo o presidente, o sindicato já havia solicitado diversas vezes o pagamento do benefício por meio de ofícios, mas sem sucesso. “Por isso, integrar a Frente é mais uma forma de lutar pela participação dos servidores. Ontem (24), na Câmara Municipal, foi lido o texto que vai compor o cabeçalho do abaixo-assinado solicitando esse pagamento ao Executivo. Foi decidido também que, na próxima segunda-feira (28), haverá o lançamento oficial da campanha no Centro de Atendimento ao Servidor (CAS), com a presença de servidores e diretores do Sinplalto, além da recepção no Dia do Servidor, marcando o início da campanha.”

De acordo com Hely, o sindicato mostrou sua força de atuação ao ser representado por 10 servidores na reunião. “Isso demonstra o comprometimento do sindicato com as causas dos servidores e a disposição de lutar por esses direitos. Sabemos que, ao final do ano, o fechamento de contas e a transição de governos complicam a situação, mas nosso objetivo é iniciar o próximo ano em diálogo com a Administração Municipal, visando uma maior valorização e respeito ao servidor.”

“Já estamos integrados à Frente, vamos participar de todos os atos e reforçar ao servidor que o sindicato é uma entidade de luta, não apenas uma representação formal. O servidor precisa sim do sindicato, pois ele é o único com CNPJ para representatividade jurídica da classe. Em nome de toda a diretoria, agradeço aos que puderam participar e reforço que a luta é árdua, mas vale a pena”, conclui Hely Aires.

 

Fonte: Sinplalto