Dia dos Professores: “Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.” — Paulo Freire
A frase da manchete, do patrono da educação brasileira, ilustra a relevância do professor para todos. Neste dia, devemos enaltecer a profissão que contribui decisivamente para a formação de um ser humano.
No Brasil, mesmo com a grandiosidade da função, infelizmente, muitas pessoas desistem da profissionalização devido à desvalorização. Um estudo do Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) aponta que a projeção é de um déficit de 235 mil profissionais da educação básica até 2040.
Como exemplo de valorização, neste ano foi sancionada a Lei 14.817, que estabelece diretrizes para a valorização dos profissionais da educação escolar básica pública. A lei contempla, ainda, a valorização da escola como espaço de formação dos profissionais e a qualidade das instituições formadoras.
Hoje, com a nossa responsabilidade sindical, lutamos pela valorização dessa profissão tão bonita, inspiradora e determinante na construção de um ser social. A Fesmig parabeniza todos os professores e professoras por sua transcendente contribuição à sociedade.