Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Líderes sindicais se reúnem para organizar o 1º Congresso de Trabalhadores Afrodescendentes do Serviço Público

Evento histórico busca promover a igualdade racial e fortalecer a luta sindical na América Latina e Caribe

Lideranças sindicais da América Latina e Caribe se reuniram para dar início à organização do 1º Congresso Latino-americano e Caribenho de Trabalhadores Afrodescendentes do Serviço Público. Previsto para acontecer entre abril e maio de 2025, o evento histórico tem como objetivo discutir as especificidades e desafios enfrentados por trabalhadores negros no serviço público da região.

A reunião contou com a participação de representantes de diversas entidades, como a UIS-SP (União Internacional de Sindicatos do Serviço Público); a ISP (Internacional de Serviços Públicos) a CLATE (Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais) e a CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil).

Durante o encontro houve o entendimento de que o Brasil será o país ideal para a realização deste Congresso, que tem como objetivo fortalecer a luta sindical em prol de um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo. Para dinamizar as contribuições dos coordenadores e colaboradores, ficou acordada a criação de um Comitê Operativo para apoiar a organização do evento.

A data exata do evento ainda será definida, mas deve ocorrer entre os meses de abril e maio de 2025.  A expectativa é de uma participação expressiva de líderes sindicais e especialistas em relações de trabalho e políticas públicas para a população negra. A programação do congresso abordará temas como racismo estrutural no mercado de trabalho, políticas públicas para a população negra, violência e assédio no trabalho, entre outros.

Os organizadores buscarão o apoio do governo brasileiro para a realização do evento, que promete ser um marco na luta contra o racismo no serviço público da América Latina e Caribe.

Participaram pela CSPB o Diretor de Relações Internacionais, Sérgio Arnoud; o Diretor de Política dos Profissionais da Saúde e Segurança no Trabalho, Wagner de Souza; o Diretor de Relações Institucionais, João Paulo Ribeiro “JP” e o Diretor de Imprensa, Divulgação e Relações Públicas da CSPB, Carlos Alessander “Carlão”.

Leia mais: CLATE, UIS-SP, ISP e CONTLAC organizam reunião 1ª reunião preparatória para Congresso Internacional de Dirigentes Sindicais Afrodescendentes

Clique AQUI e acesse mais fotos da reunião

Fonte: Secom/CSPB