Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Presidente do Sinab defende renda digna para aposentados em audiência na Câmara

O Sindicato dos Aposentados do Brasil (Sinab) participou nesta quarta-feira (21) de uma audiência pública organizada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Aposentados e Pensionistas na Câmara dos Deputados. Os sindicatos da categoria pedem mudanças na Previdência que aumentem a renda dos aposentados e uniram-se o encontro com deputados e senadores para debater o tema.

Presidente do Sinab e vice-presidente da CSB, José Avelino Pereira ressaltou a importância da união dos sindicatos presentes na reunião e defendeu o estabelecimento de uma data-base única para os aposentados.

“É importante essa unidade para que possamos começar a convencer os deputados da importância [do tema]. Inclusive, se tiver a reforma, que possamos colocar um ponto de equilíbrio no reajuste das aposentadorias porque hoje a base das aposentadorias no Brasil está em cima do salário mínimo, e aí não se compra remédio”, afirmou.

É o que defende também o senador Paulo Paim (PT-RS) no Projeto de Lei 4434/08, que tramita na Câmara. Para ele, a contribuição pra manter a Previdência deve ser feita sobre o faturamento da empresa, e não sobre a folha de pagamentos.

Segundo o coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Aposentados e Pensionistas, deputado Cleber Verde (MDB-MA), a proposta recupera as perdas dos aposentados ao longo dos anos ao modificar o índice de correção previdenciária. Essa proposição defende a adoção de índice próprio em vez de usar o salário mínimo como indexador.

Trabalhadores rurais

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cristalina (GO), Erenilda de Assis, também participou da audiência. Além de remuneração digna para aposentados e pensionistas do INSS, Erenilda apontou que para muitos trabalhadores rurais a dificuldade começa já no momento de acessar o benefício a que têm direito por questões burocráticas.

 

Fonte: CSB com informações de Agência Câmara de Notícias

Fotos: CSB