Fé no Servidor! É o início de uma nova era com a Fesmig
O dia 19 de junho de 2024 é histórico. Dia que nasce a Federação dos Servidores Públicos de Minas Gerais, a Fesmig.
A Fesmig é uma federação derivada da Feserp Minas, entidade que foi fundada no dia 10 de novembro de 2009, e que a partir do dia 19 de junho de 2024 passa a ser chamada de Federação dos Servidores Públicos de Minas Gerais – Fesmig. Isso foi possível através de uma alteração estatutária aprovada por uma assembleia dos Sindicatos Filiados que elegeram uma nova direção para um mandato de quatro anos. O evento de mudança ocorreu em Belo Horizonte, no Ouro Minas Hotel, Dolce by Wyndham. Hely Aires, presidente do Simplauto (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e região do alto Paranaiba) foi eleito presidente da Fesmig.
Estiveram presentes mais de cem participantes inscritos, lideranças do movimento sindical nacional, parlamentares e demais pessoas envolvidas no meio sindical. Outra presença importante foi da empresa Sindicatos Online – SON, entidade que tem parceria antiga com a Feserp Minas e a mantém com a Fesmig. A SON também foi a responsável, junto à comissão organizadora, pela produção de todo o evento.
O presidente da Feserp Minas Cosme Nogueira passará a ser presidente de honra da Fesmig. Cosme agradeceu a Deus e o apoio de todos durante os 15 anos que esteve à frente da entidade e afirmou estar feliz ao passar o cargo de presidente para Hely Aires, “A partir de agora, a Federação denominada Fesmig viverá um novo tempo.”, afirmou.
Conheça o novo presidente Hely Aires
O primeiro presidente eleito da Fesmig é o sindicalista e advogado Hely Aires, atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e região (Sinplalto). Com 25 anos de movimento sindical, Hely já ocupou cargos de liderança em outras Federações. Além do Sinplalto, é diretor de Comunicação da Nova Central Nacional, segundo secretario da Nova Central de Minas Gerais, presidente da Cooperativa de Consumo dos Servidores Municipais de Araxá e Região e da CASSERVI – Caixa de Assistência a Saúde de Araxá. Hely representou a CSPB – Confederação dos Servidores Públicos do Brasil em missão internacional, representou os trabalhadores em Congresso da OIT – Organização Internacional do Trabalho com uma monografia que destacou a segurança do trabalho no serviço público.
“É uma satisfação muito grande poder ter sido recebido pela família da Feserp, hoje Fesmig, com esse novo modelo de implantação de sindicatos para Minas Gerais. Deixo a presidência nos próximos dias da co-irmã Feserv, da qual podemos viabilizar futuras conversas. Acredito que o movimento sindical precisa de renovação, inovação e tecnologia. Caminhamos em defesa dos direitos dos servidores públicos municipais e estaduais e participando com as entidades que defendem e que têm a mesma ideologia.”
Hely Aires, presidente da Fesmig
Neste começo, o objetivo é trabalhar junto aos Sindicatos, valorizando os presidentes, as entidades e buscando cada vez mais o crescimento das entidades mineiras. Portanto, essa nova roupagem do movimento sindical de uma federação estadual, se desenha pelas demandas desses Sindicatos.
Foram muitos os envolvidos para a realização da assembleia, “(…) agradeço todos que estiveram conosco nesse evento, como o Dr. Eldbrendo Pereira (assessor jurídico) , fundamental para tudo que envolveu a assembleia e a criação da Fesmig, a Mariana (secretária), os representantes do Sindicato de Araxá, o suporte técnico e mais uma vez a parceria com a Sindicatos Online.”, completou.
Confira a primeira diretoria executiva da Fesmig:
Presidente: Hely Aires da Silva
1º vice-presidente: Antonieta de Cássia
2º vice-presidente: Wanderlei Camargos
Secretária -geral: Jessica Deodoro
1º Diretor financeiro: Rildo Domingos
2º Diretor financeiro: José Antônio
Presidente de honra: Cosme Nogueira
Agente de comunidade de saúde e endemia: Dirce Aida
Também foi feita a proposta de desfiliação da CSPB pelo então presidente Cosme até o momento da aprovação, e, posteriormente, conduzida pelo atual presidente Hely. Isso porque a Fesmig nasce com o propósito de estar fora de uma Confederação para apresentar um novo modelo de sindicalismo às entidades de grau superior.
Um ponto relevante na criação da Fesmig é o uso do aplicativo da Sindicatos Online, que facilitará a comunicação entre federação e associados. Haverá ainda auxílio contábil gratuito, redução de valores para os sindicatos que almejam ter um aplicativo próprio para facilitar e aproximar associados, aperfeiçoamento e formação com oferta de cursos, parcerias para aquisição de moradia própria, incentivo à música com a recuperação de instrumentos musicais e aulas gratuitas à moradores de comunidades carentes.
O Presidente nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto; o Presidente nacional do Sinab (Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil), José Avelino Pereira (Chinelo); o presidente da CSPM (Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais), Aires Ribeiro; o Presidente da Federação dos Servidores Públicos do estado do Paraná, Luís Carlos de Souza, e seu Assessor Jurídico, Dr. Awuile Anderlaine; o presidente da Federação dos Servidores Municipais do Espírito Santo, Jorge Antônio da Silva (Jorginho), prestigiaram o evento. Também prestigiaram os parlamentares: a Deputada estadual de Minas Gerais Lorane (PV); o Deputado estadual Elismar Prado (PSD); o vereador de Belo Horizonte Wagner Ferreira (PV); e o presidente da Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro, Cristian Reis (União Brasil). Além da comissão de direito sindical da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, seção Minas Gerais.
Imprensa Fesmig