CSPB repudia tentativa de intimidar movimento sindical argentino
A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, filiada à CLATE, e maior entidade de defesa dos servidores públicos da América Latina e do Caribe, repudia a tentativa dos integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário da Província de Córdoba, na Argentina, de intimidar e calar o movimento sindical e social daquele país.
Ao apresentar denúncia contra líderes sindicais que participaram de movimento pacífico em defesa do povo e contra a fome no país vizinho, a Justiça daquela região coloca-se contra o seu próprio cidadão, que tão-somente clama por Justiça Social e por melhores condições de vida.
As vozes de Federico Giuliani, Emanuel Berardo, Soledad Cristina Díaz García, Marisa Viviana Cariddi, Agustín Nazar y Roxana Alejandra Carezano, se somam à nossa e as de milhões de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e das Américas contra toda forma de perseguição e criminalização dos movimentos sociais e sindicais.
Apelamos às autoridades judiciárias e governamentais da Província de Córdoba para que retomem o diálogo com os legítimos representantes do povo trabalhador e das minorias da Argentina como instrumento de solução de conflitos e de superação da grave crise que assola a população e parem a perseguição e a intimidação escancaradas em processos judiciais, que visam condenar os trabalhadores e trabalhadoras simplesmente por lutarem pela sua vida e das suas famílias.
Finalizamos ressaltando que, para nós, “a violência, a perseguição e a intimidação contra qualquer trabalhador ou trabalhadora é igualmente violência, perseguição e intimidação contra todos os trabalhadores e trabalhadoras do Mundo” de forma que enfrentará sempre a nossa resistência, o nosso combate e o nosso repúdio.
Por isso, dizemos NÃO aos processos judiciais da Província de Córdoba que visam criminalizar trabalhadores e trabalhadoras que lutam ao lado dos pobres, contra a fome e por uma vida digna.
Brasília, 03 de novembro de 2023.
João Domingos Gomes dos Santos
Presidente da CSPB
Fonte: CSPB