Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Diretor da CSPB participa de audiência pública sobre custeio e organização das entidades sindicais

O Diretor de Relações Institucionais, João Paulo Ribeiro “JP”, representou a CTB e a CSPB na importante discussão

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB participou, nesta segunda –feira (06/11) da oportuna audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, que debateu custeio e organização das entidades sindicais. O Diretor de Relações Institucionais, João Paulo Ribeiro “JP” representou a entidade e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB nas discussões.

Coordenada pelo Senador Paulo Paim (PT-RS), a audiência híbrida (presencial e on-line) reuniu magistrados, lideranças sindicais e políticas que contribuíram com propostas e sugestões sobre fontes de custeio e a organização das entidades sindicais como parte do ciclo de debates sobre a “SUG 12, de 2018, que Institui o Estatuto do Trabalho e regulamenta os Arts. 7º a 11 da Constituição Federal”. A contribuição negocial foi defendida como modelo mais adequado para o custeio das entidades e a auto-regulação dos sindicatos como o melhor meio de organização.

“Alguém consegue nos explicar o motivo pelo qual as entidades patronais do setor privado seguem com suas fontes de financiamento reforçadas e somente as organizações sindicais dos trabalhadores tiveram suas fontes de custeio autoritariamente retiradas? Recomendo que o relatório do Estatuto do Trabalhador apresente esse pertinente questionamento. É sempre importante recordar que algumas dessas organizações do setor privado financiaram o golpe que, graças à resistência das entidades sindicais da classe trabalhadora, restou derrotado. Peço o apoio desta Casa Legislativa ao Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público (MRSP), instrumento coletivo construído por 8 Centrais Sindicais e coordenado pela CSPB, que visa superar muitos desafios que ainda emperram e dificultam a ação sindical das categorias do serviço público”, reforçou do Diretor de Relações Institucionais da CSPB, João Paulo Ribeiro “JP”.

Assista a integra da audiência:

Participaram das discussões:

João Moisés de Morais
Presidente da Força Sindical /DF

João Paulo Ribeiro “JP”
Diretor da CSPB e dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB

Moacyr Roberto Tesch Auersvald
Presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST

José Gozze
Presidente da Pública Central do Servidor

Valdete Souto Severo
Juíza do TRT-4 Rio Grande do Sul

Heloisa Siqueira de Jesus
Procuradora do Trabalho – representante o Ministério Público do Trabalho

Antônio Cordeiro
Representante da Intersindical

Francisco Canindé Pegado
Representante da União Geral dos Trabalhadores – UGT

Valeir Ertle
Representante da Central Única dos Trabalhadores- CUT

Paulo Oliveira
Representante da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB

Fonte: Secom/CSPB