CSPB participa do 31º Congresso Mundial da Internacional do Serviço Público (ISP)
Com o tema “Em um mundo de múltiplas crises, as pessoas acima do lucro”, os participantes discutem os desafios enfrentados pelos servidores públicos no contexto das crises econômica, climática e sanitária, bem como as estratégias para fortalecer a luta sindical e defender os direitos dos trabalhadores
* Conteúdo atualizado às 08h38 do dia 16/10/2023
O 31º Congresso Mundial da Internacional do Serviço Público (ISP) está sendo realizado em Genebra, na Suíça, entre os dias 10 e 18 de outubro de 2023. A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB está presente no abrangente congresso sindical que conta com a participação de representantes de entidades sindicais do setor público de aproximadamente 170 países.
Eduardo de Souza Maia, Diretor Jurídico da CSPB; José Hélio Borges da Silva Santana, Diretor de Assuntos do Poder Executivo da CSPB; Sérgio Augusto Juri Arnoud, Diretor de Relações Internacionais da CSPB; Terezinha de Castro Arnoud, Diretora Adjunta de Finanças da CSPB e Willian Ampese, Vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Concórdia e Região – SSMCR (entidade filiada à CSPB) integram a delegação brasileira no relevante evento internacional.
Pelas redes sociais, dirigentes da CSPB e de entidades filiadas realizaram manifestações sobre a importância deste Congresso Internacional da ISP e da necessária participação da juventude no movimento sindical, inclusive nos cargos de comando das entidades, assista abaixo:
Sobre o 31º Congresso Mundial da Internacional do Serviço Público (ISP):
O Congresso teve como tema “Em um mundo de múltiplas crises, as pessoas acima do lucro”. Os participantes discutem os desafios enfrentados pelos servidores públicos no contexto das crises econômica, climática e sanitária, bem como as estratégias para fortalecer a luta sindical e defender os direitos dos trabalhadores.
Entre as principais resoluções já deliberadas do Congresso, destacam-se:
– A defesa da universalidade dos serviços públicos e da sua qualidade;
– A luta contra a privatização e a terceirização;
– A defesa dos direitos dos servidores públicos, incluindo a igualdade de gênero, a proteção contra a violência no trabalho e a garantia de condições de trabalho decentes;
– O compromisso com a promoção da justiça social e da paz.
O 31º Congresso da ISP também elegeu a nova direção da entidade, composta por representantes de sindicatos de 30 países.
Informações adicionais:
– O congresso é organizado pela ISP, que é uma organização sindical internacional que representa mais de 20 milhões de servidores públicos em todo o mundo.
– O evento foi aberto por Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
– Durante os primeiros dias de evento – que segue até o dia 18 de outubro – já foram realizadas diversas atividades, incluindo palestras, workshops, debates e manifestações.
O 31º Congresso Mundial da ISP é um evento importante para a luta sindical dos servidores públicos, oportunidade em que a Internacional do Serviço Público reafirma o compromisso dos sindicatos com a defesa dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores.
Clique AQUI e acesse mais fotos da participação da CSPB no 31º Congresso Mundial da ISP
Fonte: Secom/CSPB com informações da ISP