Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Nesta sexta (29), em Juiz de Fora, será exibido filme de Silvio Tendler que projeta futuro pelos trabalhadores; a produção homenageia Clodesmidt Riani

O filme “O Futuro é Nosso”, de Silvio Tendler, será exibido nesta sexta-feira (29), às 18h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno

“O Futuro é Nosso” aborda a reforma trabalhista, a robotização e a inteligência artificial. A produção homenageia Clodesmidt Riani, sindicalista inpirador para o diretor Silvio Tendler. Até por esse viés, o filme/documentário deixa claro que os ataques ao sindicalismo tem como alvo principal a organização dos trabalhadores na luta contra um capitalismo que lucra com a exploração.

Toda a produção aconteceu em parceria com o Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio). É uma radiografia do mundo do trabalho atual, com retratos sobre o passado do sindicalismo e uma projeção do que pode ser no futuro. Trata ainda sobre a reforma trabalhista e a informalidade.

Segundo Silvio Tendler, o conhecimento sobre a existência e o trabalho de Clodesmidt Riani é longínquo, “sempre fui uma criança politizada e durante o governo Jango (João Goulart) ouvia falar. Depois comecei a frequentar Juiz de Fora e ele já era referência na cidade. Quando meus companheiros do Sinpro-Rio me convidaram para fazer esse trabalho sobre as lutas e os direitos sindicais, me deram a oportunidade de homenageá-lo. Não perdi a oportunidade e assim fiz com nosso centenário sindicalista.”, explicou o diretor.

Companheiros de luta

Diante dessa relação mútua de admiração, o filho do sindicalista, Clodesmidt Riani Filho, mantém contato com Silvio Tendler. Em conversa com a Feserp Minas, o filho conta que encontrou o diretor recentemente, oportunidade em que Silvio declarou, mais uma vez, sua admiração e a intenção de sempre lembrar a importância da luta de Clodesmidt, por isso a ideia de dedicar o filme.

Para além dessa relação, Clodesmidt Riani Filho se conecta ao seu pai na luta pelos trabalhadores e traz uma breve reflexão com base na produção: “Esse filme é um grande serviço do Silvio para a classe trabalhadora, projetando qual será o futuro. Nos faz acreditar, piamente, com muito otimismo, que o futuro é nosso, o futuro é da classe trabalhadora, o futuro é dos trabalhadores, os verdadeiros protagonistas. Depois de um longo período, com decisões arbitrárias de governos anteriores, há uma esperança de renascimento no país. Carregado por tantos ensinamentos e, por Silvio considerar meu pai um dos maiores sindicalistas da história do Brasil, ser alvo de uma homenagem desse grande cineasta é muito gratificante para toda a família, assim como para meu pai. É mais um reconhecimento da história, vitoriosa e sofrida. Fica o legado para os trabalhadores brasileiros e, especialmente, para o movimento de operários e trabalhadores de Juiz de Fora”.

Parceria profissional e sindical

Para que o filme pudesse sair do papel, o diretor contou com apoio do Sinpro-Rio. Silvio Tendler também é filiado ao Sindicato.

Oswaldo Teles, secretário de finanças do Sindicato, nos contou que a ideia inicial era de que a estreia do filme acontecesse em 2021, ano de comemoração dos 90 anos do Sinpro-Rio. Contudo, devido ao contexto de pandemia, o próprio filme teve ser postergado para este ano (2023). Naquele momento, a intenção era produzir um conteúdo audiovisual sobre a importância do movimento sindical no Brasil e a importância dos trabalhadores no processo produtivo e enriquecimento da nação brasileira. Missão cumprida ao término de “O Futuro é Nosso”.

 

Não perça a exibição do filme “O Futuro é Nosso”, de Silvio Tendler, que será exibido nesta sexta-feira (29), às 18h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno!

 

Imprensa Feserp Minas