Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

‘Superou as expectativas’, conclui Cosme Nogueira sobre a Plenária Sindical da Região Sudeste

As atividades do segundo e último dia (26/05) da Plenária Sindical da Região Sudeste organizada pela direção da Feserp Minas (Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais) juntamente ao Sinserpu MB (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Matias Barbosa), nos dias 25 e 26 de maio, na Câmara Municipal de Matias Barbosa, começaram com um breve resumo feito pelo presidente da Federação Cosme Nogueira do primeiro dia do evento, ao qual foi extremamente proveitoso para todos presentes.

Sentimento compartilhado ao final do evento por todas pessoas que participaram. Esses dois dias contribuem ativamente para a construção da luta sindical, fato comprovado pelo presidente da Feserp Minas Cosme Nogueira, que fez um amparo geral sobre a Plenária e suas expectativas a partir de agora:

“Superou as expectativas. Contamos com ampla participação, comprometimento dos participantes, alto nível dos palestrantes e uma boa organização com envolvimento dos delegados participantes. Essa plenária foi bem diferente porque todas as pessoas que participaram se envolveram também no processo de organização, o que possibilitou um bom andamento. Foram complexos debates das pautas e cumprimento das agendas. Todos que saíram daqui foram unânimes em afirmar que foi uma das maiores melhores plenárias que eles participaram. Eu acredito que esse modelo adotado no município de Matias Barbosa é ideal, vamos seguir ele e eu tenho um projeto de fazer mais plenárias em outras regiões, para abrir a possibilidade para aquelas pessoas que não tiveram condições de participar aqui. Pretendemos fazer no Norte de Minas, no Vale do Mucuri, Sul de Minas, Sudoeste e demais regiões, visto que essas plenárias são fundamentais, principalmente para o esclarecimento de dúvidas e preparação dos nossos dirigentes no enfrentamento da luta”.


Após o início nesta sexta (26), o líder sindical seguiu a programação com a palestra sobre Previdência Pública e Privada, feita pelo Dr. Anderson Azalin, advogado especialista em Previdência.

Recuperando o contexto histórico que levou a criação da Previdência, o Dr. Anderson Azalin começou sua palestra esclarecendo como é importante o impacto da política pública na vida de cada trabalhador. Até por discordar da Reforma da Previdência, o advogado expôs as regras estabelecidas pela regulamentação, para esclarecimento da sua argumentação e como isso impacta na vida dos servidores. De maneira geral, a modificação não permite oxigenação do mercado de trabalho, atrapalha a entrada de profissionais jovens e impede o direito dos profissionais de carreiras extensas.

O principal foco dos participantes na palestra foram as regras de transição da Reforma, regras essas que impactam diretamente na vida dos servidores, que já estavam contribuindo para a futura aposentadoria e foram prejudicados com a mudança. Fato destacado por Dr. Anderson ao mostrar que o Governo responsável pela Reforma não consegue sustentar nenhuma argumentação favorável para a vida do trabalhador, ou seja, a Reforma é cada vez mais prejudicial para o bem-estar da população. Por isso é fundamental a mudança dessa regulamentação e a solução passa pela coletividade e pela luta sindical. “O poder popular precisa entender que aqueles que estão em Brasília não são nossos chefes, pelo contrário, são nossos empregados e devem aplicar leis que possam suprir nossas carências enquanto sociedade”, concluiu o advogado.

Comunicação no Movimento Sindical 

Uma temática que, geralmente, fica em segundo plano dentro do mundo sindical e é muito importante é a comunicação. André Rodrigues, sócio-diretor da Sindicatos Online (SON), e Leonardo Teixeira, diretor de comunicação da SON, falaram em como o poder da informação pode render mobilização da base, financiamento, recuperação de dinheiro do trabalhador e fortalecimento da entidade sindical.

De acordo com André Rodrigues, a maioria dos Sindicatos enfrenta um “círculo vicioso”, no qual a comunicação é fraca, portanto, a dificuldade de atrair associados e fazer as ações de luta que são necessárias pela atribuição básica de uma entidade. Para reverter a situação, mostra-se eficaz um “ciclo virtuoso”, com a comunicação sendo feita de forma assertiva, mobilização para mais sindicalizados, poder de negociação e atratividade geral para os serviços essenciais de um Sindicato.

Já Leonardo Teixeira falou em fazer diferença para a sociedade, característica primordial para a empresa que representa, a Sindicatos Online (SON). Para o comunicador, qualquer organização que visa crescimento e desenvolvimento dos seus objetivos, precisa crescer junto com a comunicação. Porque ter transparência, representação da marca, conhecimento do trabalho, um melhor atendimento e credibilidade, é extremamente poderosa para uma entidade sindical.

“Novas tendências da comunicação são sempre passageiras, já que em cada espaço de tempo novas ferramentas são criadas, mas a linguagem e a essência da comunicação atinge qualquer plataforma em qualquer momento”, definiu Leonardo. 


A Plenária Sindical da Região Sudeste foi um sucesso. A Feserp Minas agradece ao Sinserpu MB pela parceria, a Câmara Municipal de Matias Barbosa, a Sindicatos Online pelo suporte que garantiu a realização do evento e a todas entidades que foram representadas. Toda essa coletividade construiu essa importante Plenária.

Juntos somos mais fortes!

 

Imprensa Feserp Minas com Sindicatos Online