Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Você faz a diferença: José Avelino Pereira, o Chinelo

Para concluir a série de homenagens até a Plenária da Região Sudeste organizada pela Feserp Minas, contamos a extensa trajetória de José Avelino Pereira, o Chinelo, que acumula 40 anos de luta pelos trabalhadores e é presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil (SINAB)

José Avelino Pereira, o Chinelo, nasceu em 19 de março de 1955, em Araçatuba, interior de São Paulo. Filho de Germano Pereira Assunção e Arminda Inocêncio Pereira, é casado desde 1973 com Vera Lúcia Custódio Pereira, com quem teve os filhos Renata, Andressa e Igor Thiago. Tem hoje cinco netos.

O apelido de infância, do menino que ajudava na renda da família engraxando sapatos nas praças João Pessoa e Rui Barbosa, a “Praça do Boi Gordo”, acabou se transformando numa marca que, ao longo de décadas, ganhou notoriedade por sua atuação nos meios sindical e político e que, agora, também desponta num setor que construiu a história de Araçatuba: a pecuária.

Do engraxate que, ainda na infância, fez de tudo um pouco para ajudar no sustento da família, também vendendo coxinhas e jabuticabas, Chinelo se tornou referência. Não conseguiu ser o jogador de futebol que tanto desejava. No entanto, cravou seu nome na história do Brasil ao travar lutas em defesa dos trabalhadores ao lado de nomes que marcaram o sindicalismo no País.

Sempre dedicado aos estudos, Chinelo, ainda sem saber que um dia seria dono de terras na região, fez curso de agrimensor e também trabalhou no setor moveleiro de Araçatuba. Mas foi em 1975, aos 19 anos, que sua vida deu uma verdadeira guinada. Deixou Araçatuba para buscar melhores condições de trabalho na capital do Estado. Foi quando se mudou para São Paulo.

Na capital que Chinelo deu início a sua trajetória sindical. Associou-se primeiro ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Depois, trabalhando em Pindamonhangaba, aprofundou sua atuação na região de Taubaté. Há 26 anos, se consolidou no segmento fundando o Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região, onde fez com que seu nome ganhasse projeção nacional.

No final da década de 70, participou dos grandes mobilizações trabalhistas que marcaram a história brasileira, principalmente nas cidades que formam o ABC Paulista. Entre elas, as greves nas montadoras automotivas, inclusive durante o Regime Militar.

Como sindicalista, Chinelo ajudou na criação de diversas entidades e centrais sindicais, como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), CGT (Central Geral dos Trabalhadores), SDS (Social Democracia Sindical), Força Sindical e CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil).

Hoje, Chinelo é vice-presidente nacional da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), que agrega mais de 500 entidades sindicais em todo o País. E membro do Codefat ( Conselho de Defesa do Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Vida Política

José Avelino Pereira, Zé Preto ou Chinelo, natural de Araçatuba, interior de São Paulo é participante das grandes lutas nacionais que ocorreram nos últimos 30 anos no Brasil participou ativamente da luta pelas diretas já com Teotônio Vilela, Tancredo Neves, Fenco Montoro, Mario Covas, Ulisses Guimarães, Lula, Jair Meneguele, Joaquinzão, Neto, Alemão (Enilson Simões de Moura) e tantos outros em 1978 nas grandes greves de São Bernardo do Campo Chinelo também participou das greves no vale do Parnaíba na Volkswagen, Ford, Mecânica Pesada, Confabi em Taubaté e Pindamonhangaba. A primeira greve na Fruel Half a aconteceu no dia 20 de junho de 1982 contra o então Presidente da ditadura militar João Batista Figueiredo como dirigente sindical sua vida começou em 1978, em, 1985 assumiu a assessoria sindical da federação dos metalúrgicos no estado de SP, onde atuou quase 5 anos. Neste período, fundou e assumiu a Presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região, onde atualmente exerce o cargo de Diretor financeiro, fundado no dia 29 de março de 1979.

Em 1990 fundou e participou ativamente da criação da força sindical exercendo o cargo de Diretor de Relações Intersindicais, na força sindical criou a secretaria de relações raciais onde atuou por vários anos em defesa do negro no Brasil, em 1994 deixa a força sindical e funda a FSDS um ano depois SDS onde atuou como diretor financeiro até 2002 e desligou-se no mesmo ano da SDS (social democracia sindical) Paranapane como preside

Em 2002 criou um novo projeto para o Brasil a CBTE (central brasileira dos trabalhadores e empreendedores do Brasil) foi fundador e presidente que tinha como meta principal ‘acabar com o mito e a incompatibilidade de interesses entre o Capital e o trabalho’ e que veio coroar com a unificação com a CGTB, transformando assim numa das mais significativas Centrais de Trabalhadores do Brasil.

Suas participações:
  • Lutas pelas diretas-já
  • CONCLAT em 21 de julho de 1983, quando surgiram a CTU e a CGT; Fundação da CGT;
  • Fundação da Força Sindical, da qual foi Direto Relações Intersindicais e atuando também na área de Previdência Social e na descriminação racial e criou a Secretaria Nacional do Negro;
  • Fundou o QUALITRABALHO – Instituto de Estudos e Desenvolvimento da Qualificação Profissional de Itatiba no dia 16 de Junho de 1998 responsável pela qualificação profissional de mais de 10.000 alunos na região de Itatiba e estado de SP.
  • Ajudou fundar também o Desafio Jovem de Itatiba-SP casa de recuperação para dependentes químicas, que hoje é uma obra social importante na cidade de Itatiba;
  • Fundou a Unilivretrabalho – Universidade Livre para o Trabalho no dia 01 de maio de 2003 a Unilivretrabalho hoje é a Universidade responsável pela educação e formação profissional de Itatiba e região que oferece cursos técnicos profissionalizantes supletivo 1 e 2 grau e em parceria com a Anhanguera
  • Universidade oferece cursos superiores de eriores de Administração de empresas, Marketing, Pedagogia e Saúde;
  • Criação de Vários Sindicatos de Trabalhadores no Brasil, especificamente no Estado de São Paulo;
  • Fundador do MAST (Movimento dos Agricultores sem Terra) no dia 19 de março de 1993 responsável por acreditar numa reforma agrária sem violência e por acreditar no desenvolvimento do homem do campo e que através da Reforma Agrária está a resolução dos problemas dos Agricultores, hoje o MAST é responsável por vários assentamentos e acampamentos no Brasil em especial na região do Pontal do Paranapanema tendo como presidente Lino de Macedo;
  • Primeira filiação partidária foi no MDB, militou depois no PC do B, no PCB e PPS no qual foi eleito Vice Prefeito de Clementina SP região de Araçatuba;
  • Atualmente filiado ao PSB – Partido Socialista Brasileiro, do qual foi candidato a Deputado Federal em 2006 alcançando um total de mais de 22.000 votos tornando- se Suplente de Deputado Federal;
  • Participou de Seminários nos aos 90/91: Uruguai, Venezuela, Estados Unidos, Espanha e Canadá;
  • Fundador do SDS da qual foi seu Diretor-Financeiro;
  • Criador do INSPIR – Instituto Interamericano do Discriminação Racial;
  • Organizou e fundou em 2002 a Central Brasileira dos Trabalhadores e Empreendedores – CBTE, da qual foi seu Presidente;
  • Trabalhou e incentivou a unificação da CBTE e CGTB – como uma das mais expressivas Centrais de Trabalhadores do Brasil.
Ação Social
  • Criou o Projeto QUALITRABALHO, que nada mais é do que o Instituto de Estudos e Desenvolvimento da Qualidade Profissional de Itatiba, que há dez anos se compromete com a educação profissional de jovens e adultos, qualificando-os para o mercado de trabalho.
  • O Instituto permanece atuando em várias cidades do estado, tendo oferecido cursos para mais de 10 mil pessoas, ligados principalmente ao setor metalúrgico, sem, contudo, esquecer o lado cultural e educacional e principalmente motivacional na formação do cidadão brasileiro.
  • Foi criador do INSPIR – Instituto Interamericano de Discriminação Racial, que reuniu as mais diferentes correntes de pensamento, dispostos a discutir já naquela época os temas polêmicos, tais como: cota para afrodescendentes nas Universidades Públicas e o Problema da Discriminação Racial nas Empresas.
  • Projetos elaborados pelo Qualitrabalho (hoje Centro Cultural UNILIVRE), serviu de inspiração para a atual política de inserção social e digital adotada pelo governo.
  • Ajudou fundar o Desafio Jovem uma organização não governamental que trabalha na recuperação de dependentes químicos, salvando vidas e reintegrando-as na sociedade tendo a direção de Adriano Ananias.
  • A Univertrabalho é um projeto social importante, pois atua na área de formação especialmente de crianças carentes gratuitamente tirando jovens das ruas e encaminhando para as empresas depois de qualificados.
  • Chinelo também faz varias obras sociais com Igrejas Evangélicas, católicas crianças, jovens, melhor idade, negros, quilombolas e muitos outros.

Na condição de sindicalista e de representante de uma série de segmentos da sociedade, participou de seminários e conferências por deversos países do mundo, como Uruguai, Venezuela, Estados Unidos, Espanha, Canadá, Grécia, Itália e México.

Hoje, como mencionado na introdução, Chinelo é presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil (SINAB), vice-presidente nacional da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e membro do Codefat ( Conselho de Defesa do Fundo de Amparo ao Trabalhador).

São mais de 40 anos de luta política, social e sindical.

 

Imprensa Feserp Minas