Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Você fez a diferença: Aloysa Rosa Delgado, a Dona Isa (in memoriam)

Nesta quarta-feira (17), para dar sequência à série de homenagens da Feserp Minas até a Plenária da Região Sudeste, você vai conhecer a trajetória de Aloysa Rosa Delgado

Aloysa Rosa Delgado foi referência em pautas assistenciais e educacionais. Simultaneamente, esteve sempre ao lado de seu esposo, o então prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado, por três mandatos, desde 1961. Seu olhar especial foi para as creches. Dona Isa atuou com incentivo constante à construção de creches públicas por toda cidade, participou dos programas de combate à fome, auxiliou no atendimento público aos idosos e no auxílio ao hospital de tratamento de câncer.

Mãe de 5 filhos, avó de 13 netos e bisavó de duas bisnetas. Foi uma mulher discreta e afetuosa. Gostava de gente, de abraços.  De origem humilde, Dona Isa nunca se esqueceu de olhar para os que mais precisavam de apoio e sempre se destacou por seu sorriso amigo a todos e todas. Foi uma mulher à frente de seu tempo, tendo sido desde sempre uma fiel companheira do homem público Tarcísio Delgado. Sempre com conselhos assertivos diante dos desafios que se apresentavam na gestão pública, fosse no parlamento ou no executivo municipal.

Através dessa presença, era uma pessoa querida e reverenciada por importantes nomes da política nacional e pela sociedade, de maneira geral.

Seus cincos filhos são Juliana Delgado Fornari, Eduardo Francisquini Delgado, Júlio César Delgado, Érica Delgado e Lucas Delgado. Isa, como gostava de ser chamada, findou o seu processo de semeadura para a comunidade juizforana no dia 7 de janeiro de 2023. Para a família, amigos e colegas de trabalho deixou muita saudade, e para toda cidade os frutos do seu plantio.

Foi uma mulher que se esforçava todos os dias para fazer o bem, o que em si representa um exemplo na busca de uma cidadania consciente e merecedora da justa homenagem que a Feserp Minas e sua filha Érica presta à sua memória.

Para descrever Dona Isa, Érica, sua filha, deixa as belas palavras a seguir para tentar transmitir ao leitor (a) a grandiosidade de sua mãe.

Brincalhona,
De sorriso largo,
Mãos macias de um lado,
do outro dura!
Dureza que veio cedo,
Menina moça, perdeu os seus e
viu-se sozinha pela primeira vez,
desde sua concepção.
Começou sua missão:
formar família, ainda menina e
sem apoio afetivo e emocional.
Mãe se tornou e formou,
e como amou!

Érica Delgado

 

Imprensa Feserp Minas