Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

CSPB participa da mesa de debate sobre as demandas das mulheres com secretária nacional Rosane Silva

O Fórum das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais se reuniu, na noite da quarta-feira, dia 15/3, com a Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva. O encontro aconteceu no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Paulo, Centro de São Paulo.

Rosane Silva abordou políticas públicas para as mulheres e em especial o Projeto de Lei de Igualdade salarial. As convenções 190 e 156 da OIT, política de cuidados, combate à violência doméstica e a conferência nacional de políticas públicas para mulheres também fizeram parte do debate.

Kátia Rodrigues, diretora de Mulheres do Sispesp, da Fessp-Esp, da CSPB e NCST-SP, participou. Segundo ela, a retomada do diálogo com o governo foi muito celebrada pelas participantes que se declararam esperançosas, “somente juntas, sociedade e governo, podemos avançar na conquista de direitos e dos interesses das mulheres trabalhadoras”.

As sindicalistas também tentam articular reunião com a Ministra, a Primeira Dama Janja e a Lu Alckmin. “Para debatermos as questões das mulheres trabalhadoras das Centrais”;

Demandas – Em sua fala, nossa secretária das Mulheres destacou a importância do Programa Jovem Aprendiz, oportunidade que muitas meninas vão em busca do primeiro emprego. “Elas não conseguem, pois as empresas conveniadas ao programa, estão pedindo experiência e qualificação. Ao contrário do que propõe a ação, e com tais exigências muitas caem no trabalho informal” alerta.

Kátia também cobrou a realização da “Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres”. A última foi no final do governo Dilma e prometido a retomada no governo Lula.

Em resposta ao Jovem Aprendiz, a secretária afirmou que o ministro do Trabalho Luiz Marinho fará ajustes, inclusive proposta sobre uma bolsa escolar para que esse Jovem possa se qualificar , fazer seu curso superior não trocando o estudo pelo trabalho.

Sobre a Conferência, a proposta é que seja realizada em 2024. As demandas serão encaminhadas à ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves (Cida Gonçalves).

Neste primeiro encontro estavam presentes além das representantes da NCST, Katia Rodrigues e Sônia Zerino, lideranças da CTB, FS, CUT CSB, Intersindical e UGT.

 

Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo – Fessp-Esp com adaptações da Secom/CSPB