Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Fevereiro Roxo – Mês de Conscientização da Lúpus, do Alzheimer e da Fibromialgia

Criado em 2014, o Fevereiro Roxo surgiu como uma forma de conscientizar a população sobre o Lúpus, o Alzheimer e a Fibromialgia. A campanha é apoiada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e visa informar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce em casos como esses. 

Apesar de diferentes, essas doenças possuem dois pontos em comum: são crônicas e não têm cura. Por isso, é de extrema importância que haja um diagnóstico correto para que o tratamento seja eficaz e seguro, proporcionando bem-estar e qualidade de vida para o paciente. 

Saiba mais sobre cada doença:

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória e autoimune. Mais comum entre mulheres, os sintomas variam de acordo com a região do corpo afetada e vão desde febre, dores nas articulações e rigidez muscular até queda de cabelo, sensibilidade à luz e ansiedade. 

A doença de Alzheimer é degenerativa e apresenta como principais sintomas a falta de coerência na fala e a perda de memória. Ela torna a pessoa dependente para as tarefas básicas do dia a dia e afeta a capacidade de atenção da pessoa, assim como seu aprendizado e convívio social. Ao ser diagnosticada ainda no início, é possível introduzir um tratamento terapêutico e medicamentoso que ajuda no retardo dos efeitos mais graves.

A Fibromialgia é uma síndrome pouco conhecida que afeta em sua maioria mulheres entre 30 e 60 anos. Além de dor generalizada, a doença causa fadiga, dificuldades cognitivas como problema de concentração e perda de memória, dores nas mãos e pés, insônia e até mesmo quadros de depressão.

Fique atento aos sintomas! Cuide-se!

O (inserir nome do sindicato/federação) apoia a campanha Fevereiro Roxo em prol da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil! 

 

Camila Banhatto/SON com informações de www.gov.br e Clinica CEU.