CSPB celebra retomada de diálogo com o governo federal e reforça suas bandeiras em defesa do serviço público
Após 6 anos sem dialogo com o Planalto, entidades sindicais reafirmam defesa da democracia e apresentam suas reivindicações ao governo federal
Nesta quarta-feira (18/01/2023) dirigentes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB participaram da primeira reunião com o presidente Lula e parte de sua equipe ministerial. Após 6 longos anos sem diálogo com o Planalto, entidades sindicais reafirmaram posicionamento firme em defesa da democracia e apresentaram suas principais reivindicações ao governo federal. O presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, vê com bons olhos essa retomada de diálogo e grava vídeo com avaliações e apontamentos sobre os novos rumos e perspectivas do movimento sindical.
“Essa foi uma reunião histórica. Após 6 anos de rompimento de diálogo à partir do golpe que resultou na posse de Michel Temer, categorias do setor público e privado amargaram sucessivas retiradas de direitos trabalhistas e sociais, desmonte resultante de um conluio político cuja agenda visava a destruição do estado de bem-estar social idealizado na nossa Constituição Federal. As entidades sindicais nacionais, de maneira unânime, reafirmaram a defesa da democracia e de suas instituições. O sindicalismo brasileiro compreende que esses pilares civilizatórios são indispensáveis para a retomada da ordem democrática e institucional. A entidades sindicais também repudiaram veementemente as tentativas de ruptura permeadas por um terrorismo violento e intolerável. Elas cobram uma dura resposta do estado brasileiro, e seguem adversárias a qualquer movimento de anistia que possa resultar na impunidade dos adversários da democracia e da civilidade”, informou o presidente da CSPB que gravou um vídeo com a análise da entidade sobre a histórica reunião.
Assista à análise completa do presidente da CSPB sobre o histórico encontro no Palácio do Planalto:
A Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST, central sindical da qual a CSPB é filiada, apresentou suas bandeiras históricas na ocasião do encontro. A entidade também comemorou a retomada de dialogo com o governo federal.
Clique AQUI e leia a integra do discurso do presidente interino da NCST, Moacyr Roberto Tesch Auersvald.
Abaixo algumas das principais reivindicações apresentadas a Lula:
– Fortalecimento do Ministério do Trabalho e Emprego
– Negociação coletiva para regulação das relações de trabalho
– Atualização da estrutura sindical
– Regulamentação das leis trabalhistas, previdenciárias e sindicais
– Políticas para trabalhadores em aplicativos/plataformas
– Retomada da política de valorização do salário mínimo
– Direito de negociação coletiva do setor público
– Igualdade entre homens/mulheres, brancos/pretos
– Reforma tributária “solidária”
– Gestão paritária do Sistema S
– Fortalecimento da agricultura familiar
– Plano de formação e qualificação profissional
Clique AQUI e veja mais fotos da participação dos dirigentes da CSPB no encontro com Lula
Assista como foi a reunião de Lula com as centrais sindicais:
Fonte: Secom/CSPB com informações da Rede Brasil Atual