Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Pirapora: Sindipira integra nota conjunta em repúdio aos atos golpistas em Brasília

Confira a nota na íntegra e as entidades que participaram:

NOTA DE REPÚDIO CONTRA AS INVASÕES DEPREDADORAS E GOLPISTAS AO CONGRESSO, STF E AO PALÁCIO DO PLANALTO
As entidades sindicais, movimentos sociais e estudantis de Pirapora e região de MG são contra toda e qualquer tipo de manifestação antidemocrática e repudiam veementemente os atos golpistas e depredadores que ocorreram na tarde do dia 08 de janeiro de 2023 ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
É inadmissível o ocorrido, ainda mais da forma violenta como aconteceram, com a destruição do patrimônio público perpetrada por grupos terroristas radicais de extrema direita, que tinham como pauta unicamente o pedido de “intervenção militar”, que ainda continuam sem aceitar o resultado das eleições.
Denunciamos que esta situação já estava prevista, afinal, desde o fim do 2º turno, extremistas de direita, bolsonaristas, que acamparam em frente de prédios militares e interditaram Br’s, já vinham propagandeando incansavelmente seu pedido de intervenção federal e chegaram até a atacar a sede da Polícia Federal e preparar um atentado a bomba em Brasília. Sendo que nada de concreto foi feito para punir esses extremistas criminosos.
Por isso, também, repudiamos a falta do cumprimento da lei pelo Estado e sua segurança nacional que, no mínimo, foi omissa, ao deixarem chegar nesta situação.
Respeitamos todas as opiniões políticas que não ataquem a democracia, muito menos as liberdades democráticas. Liberdades estas conquistadas e reconquistadas pela luta direta da nossa classe trabalhadora.
As entidades sindicais e movimentos sociais e estudantis ressaltam que as liberdades constitucionais de manifestações do pensamento e reuniões não podem se travestir de instrumento de ataque ao patrimônio ou aos servidores e às instituições públicas e democráticas do país.
Reforçamos que as instituições públicas são essenciais ao funcionamento do Estado Democrático de Direito, lembrando que as entidades sindicais e movimentos sociais e estudantis de Pirapora e região de MG, seguem atentas com relação às agressões praticadas contra as instituições democráticas, e exigem medidas para resguardar a segurança e o estado democrático de direito.
Não podemos nos curvar aos atos terroristas da extrema direita bolsonarista, golpista. Exigimos que estes invasores criminosos sejam punidos com medidas enérgicas, mas que punam também os que incentivaram, financiaram, permitiram, por negligência ou conveniência, ataques à democracia e à Constituição Brasileira.
Mas, também, convocamos toda a classe trabalhadora para se unir e lutar contra estes extremistas que defendem o Regime Militar, o Fascismo e o Nazismo. Pois, como podemos ver, não se acaba com o fascismo, nazismo e regimes ditadores apenas no voto ou com medidas parlamentares. Afinal, tem muito parlamentar que se declara de extrema direta.
Pirapora, 9 de janeiro de 2023.
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pirapora – MG – Feserp/MG
Sindicato dos trabalhadores Metalúrgicos de Pirapora – MG.
Federação Sindical e Democrática dos Trabalhadores Metalúrgicos de MG.
CSP-Conlutas MG.
Levante Popular da Juventude
Associação AMAÊ BERIMBARTE – PIrapora MG
SinUTE Sub Sede Pirapora
Fonte: Sindipira