Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Dirigente da CSPB alerta para a necessidade de fortalecer mecanismos de proteção às mulheres

Diretora de Assuntos da Mulher e de Gênero da entidade, Kátia Rodrigues reforça a necessidade de ratificar a Convenção 190 no país e de atuar em todas as esferas sociais com objetivo de fortalecer uma nova cultura de paz

por Kátia Rodrigues

O dia 25 de novembro dá inicio aos “16 Dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” e não é uma data a se comemorar, mas sim de avaliação e reflexão. Esta data foi escolhida em homenagem às irmãs Maria Teresa e Minerva Maribal, que foram torturadas e assassinadas em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana, mulheres fortes e que lutaram contra a ditadura da época.

Atualmente, cerca de 125 países possuem leis de proteção à mulher. Aqui no Brasil temos a “Lei Maria da Penha”, mas será que é suficiente para banir a violência?

Nós, mulheres, a cada dia e a cada ano lutamos por liberdade, por justiça, por respeito e pela igualdade de gênero, contra violência física, psicológica, moral e sexual. Precisamos levar o tema às escolas e universidades, debater com a  sociedade  e mostrar que a violência, muitas das vezes, começa em casa, ainda na infância e segue durante a vida adulta.

Não podemos permitir o avanço desse retrocesso. Não podemos desistir de educar e, como dirigente sindical, somos agentes multiplicadores e temos o papel fundamental de acolher, de orientar essas mulheres que sofrem todo e qualquer tipo de violência e  precisam de ajuda.

O movimento sindical e de mulheres no Brasil continua na luta pela ratificação da C190 e, em conjunto a sociedade, vamos continuar cobrando junto ao Congresso Nacional a ratificação da convenção.  A Diretoria de Assuntos da Mulher e Gênero da CSPB acredita na luta e na garra das Mulheres. “É com esta bandeira que permaneceremos unidas! Somente assim seremos mais Fortes!”

* Kártia Rodrigues é Diretora de Assuntos da Mulher da CSPB, da Fessp-Esp e do Sispesp; suplente na NCST nacional, titular na NCST/SP e Secretária de Gênero e Diversidade da CLATE

Fonte: Secom/CSPB