Feserp Minas completa 13 anos com uma história forjada na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora
A Feserp completa hoje, 10 de novembro, 13 anos de existência. Em um ano tão importante para a democracia brasileira, muitas lutas envolvendo o serviço público e seus componentes foram travadas. A Federação, seguindo o curso de sua história, esteve presente juntos aos Sindicatos filiados, trabalhando veementemente em defesa dos direitos da classe trabalhadora, como acontece desde o dia 10 de novembro de 2009, data de fundação da entidade.
De característica combativa e trabalhadora, a Feserp Minas tem no seu líder, Cosme Nogueira, a fiel personificação dos valores da entidade. O presidente da Federação deixou sua mensagem neste dia tão importante, como forma de representação desses anos de luta:
É com muita alegria que festejamos os 13 anos de Luta e da existência da nossa Feserp Minas (Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais). Aquele 10 de novembro de 2009 será sempre lembrado pelos militantes da nossa Federação, já que foi ratificada a decisão de ser constituída uma entidade que realmente pudesse exercer a verdadeira representatividade dos servidores municipais de Minas Gerais.
Aquele foi um ato de coragem. A energia que impulsionou o grupo de fundadores foi sendo repassada para as entidades que vieram se filiar conosco, somando forças num projeto autêntico do movimento sindical.
Nossa Federação ao longo desses 13 anos sempre esteve ao lado da Classe Trabalhadora e dos Movimentos Sociais, no movimento e vigilância contrária a retirada de direitos. Simultaneamente, erguendo a sua bandeira nas trincheiras de Luta por um Brasil melhor para todos. Atuando em todas as regiões das Minas Gerais, a Feserp Minas é presente no apoio à Luta dos Sindicatos no combate de práticas antissindicais.
Estamos vivendo num tempo de ataques constantes ao estado social e democrático de direito, no qual adeptos da intolerância e radicais fascistas tentam impor o medo sobre a nossa sociedade. No pilar central de enfrentamento deste quadro adverso, está a solidez da Feserp Minas, que ao lado das entidades co-irmãs integram a resistência em favor da democracia e legalidade.
Nosso compromisso é a defesa do Serviço Público de qualidade em Minas Gerais e no Brasil. Combatemos as terceirizações e privatizações, fato mantido nesses 13 anos de Luta.
Viva a Feserp Minas!
Viva a Luta dos Servidores Públicos e da Classe Trabalhadora no Brasil!
Cosme Nogueira
Presidente da Feserp Minas
2022, mais um ano de luta
Quem conta as principais lutas da Federação neste ano é o assessor jurídico Dr. Eldbrendo Pereira. O advogado é atuante e imprescindível para os trâmites legais das acões que a Feserp Minas executa. Entre o que a entidade faz, existem muitos problemas que surgem ao longo dos processos, exatamente quando o setor jurídico proporciona soluções, principalmente de auxílio aos Sindicatos filiados.
Em 2022 o serviço público teve enfrentamentos em diversos setores, talvez o maior, seja em relação ao piso salarial dos profissionais de enfermagem. Dr. Eldbrendo conta com maiores detalhes no vídeo:
Entidade Histórica
O jornalista Ailton Alves, que foi assessor de imprensa da Feserp Minas de julho 2013 a janeiro de 2019, prestou uma singela homenagem à Federação, compartilhando de maneira literária “A arte de ultrapassar fronteiras”, como intitulou o pequeno texto que fez em homenagem aos 13 anos da Federação.
Confira:
A arte de ultrapassar fronteiras
Minas Gerais é um Estado só, mas, como nos ensinou Guimarães Rosa, são várias. Tem trem, tem montanhas, tem queijo, muitos sotaques, uma imensa vontade de conversar, cruzeirenses e atleticanos, mas tem, sobretudo, chão. E a FESERP-MG – que nesta quinta-feira (10 de novembro) completa 13 anos – conhece cada palmo deste chão. E ao contrário da canção famosa que embalava as aventuras na estrada de Pedro e Bino nem era preciso apontar a direção, pois nunca se sabia, com antecedência racional, onde a Federação seria solicitada: se em uma greve em São Sebastião do Paraíso, uma eleição em Janaúba, uma reunião com o prefeito de Santa Vitória, uma visita de cortesia a Almenara….
Nestes 13 anos, a FESERP-MG se firmou, desde o início, como uma entidade de luta e persistência, com autoridade, carisma e determinação. Isso é História, escrita e sentida por todas as pessoas que fizeram e fazem parte da Federação. A arte de ultrapassar fronteiras é “apenas” um diferencial. A quilometragem rodada só era sentida no cansaço noturno, mas as lembranças dos locais visitados e a sensação do dever cumprido…essas ficavam para além da volta para casa.
Ailton Alves – assessor de imprensa da FESERP-MG, de julho 2013 a janeiro de 2019.
Colaboração
Bem de perto dessa trajetória de luta, esteve os Sindicatos filiados. Exaltar todo esse tempo de defesa do serviço público em Minas Gerais, significa exaltar as entidades, que em cada município, leva a bandeira da Feserp Minas e, sobretudo, seus princípios, atuando frente à resistência que existe contra os trabalhadores que ajudam na manutenção desenvolvimentista de cada lugar, do estado e do país.
Atualmente, paralelamente à Feserp, existe o trabalho da Feserv-Minas, presidida por Hely Aires, entidade co-irmã da nossa Federação. “Temos amigos em comum na duas federações. Defendemos as mesmas lutas e as mesmas causas. Estive com a Feserp Minas na comemoração dos 10 anos e agora ajudo com um novo segmento de servidores, nesses últimos três anos. Nossa relação – pessoal e profissional – está cada mais forte, junta e coesa. Deixo meu abraço e a frase que ficou marcada na luta contra a PEC 32: ‘Duas Federações, um só objetivo, Unidade na Luta!’.”, parabenizou o líder da Feserv-Minas.
Outra entidade que sempre esteve junto da Feserp Minas é a empresa Sindicatos Online (SON), responsável por prestar serviço de gestão sindical e marketing a Sindicatos e associações de trabalhadores. O sócio-fundador da SON André Rodrigues, também deixou seu recado para a Federação, contando esses anos de parceria e trabalho em defesa dos servidores públicos mineiros. Veja: https://www.youtube.com/shorts/Who2w4n4CJk.
Imprensa Feserp Minas