CLATE aprova solidariedade à CSPB nem defesa da democracia e lança dia de mobilização Continental para 2023
Reunião do Comitê Executivo foi encerrada com apoio unânime à agenda politica da CSPB para o resgate de um governo democrático e popular e contra o fascismo. Além disso, os representantes das organizações dos 14 países presentes resolveram convocar uma ação continental para 27 de junho do próximo ano, no Dia dos Trabalhadores do Setor Público
Após a leitura do Manifesto enviado pelo presidente João Domingos Gomes dos Santos, complementado pela exposição do Secretário de Relações Internacionais, Sérgio Arnoud, o plenário do Comitê Executivo da CLATE – Confederação Latinoamericana e do Caribe de Trabalhadores Estatais, manifestou por unanimidade sua solidariedade à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB por sua luta em defesa da Democracia e contra o fascismo. E também manifestou sua esperança que no dia 30, o povo brasileiro eleja Lula para por fim à escalada de violência e de retirada dos direitos trabalhistas.
A reunião do Comitê Executivo da CLATE, realizada dias 24 e 25 de outubro em Tenancingo, México, teve a participação de representação de 14 países da América Latina e Caribe e foi presidida por Júlio Fuentes, da Argentina.
Clique AQUI e leia a íntegra do Manifesto
Mobilização Continental
A CLATE anunciou um Dia de Mobilização Continental a ser realizado em 27 de junho de 2023 no âmbito do Dia Internacional dos Trabalhadores do Setor Público. Isso foi resolvido em uma reunião do Comitê Executivo em Tenancingo, México, após dois dias de intenso e produtivo debate. “Em virtude da plena vigência e aplicação da Convenção 151 da OIT, que ratifica nossa negociação coletiva direta e diante de amplo apelo a outras organizações representativas de organizações estatais de toda a Região, parabenizamos esta grande ação que nos permite reivindicar”, vamos explicar aos mais altos representantes da Confederação durante sua reunião.
Todos os dias do dia 27 de junho, o Estado comemora seu dia e comemora a data em que a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1978, adotou a Convenção nº 151 e a Recomendação nº 159 vinculadas à negociação coletiva direta e às relações trabalhistas. “Nós, trabalhadores do Estado, contribuintes, funcionários e servidores públicos celebramos este dia todos os anos mobilizados para defender os nossos direitos e conquistas. É por isso que 2023 nos encontrará nas ruas, junto com outras organizações importantes, exigindo que os governos da Região respeitem e apliquem integralmente este Acordo, que é nosso pleno direito como trabalhadores”, anunciou o presidente da CLATE, Julio Fuentes.
Homenagem aos colegas falecidos
Além da apresentação de dois relatórios, foram homenageadas os colegas da Confederação falecidos neste último período: Honorio Lindner, sindicalista uruguaio e líder histórico da Associação de Empregados e Trabalhadores Municipais (ADEOM) de Montevidéu, Uruguai; Jorge Izquierdo, funcionário do Poder Judiciário da Argentina, histórico líder sindical e membro do Conselho Consultivo Político da CLATE; e César Osterrieth, diretor de Trabalhadores Migrantes da CLATE.
As palavras de homenagem foram proferidas por Percy Oyola, 3º Vice-Presidente da CLATE; Martín Pereira, secretário geral, e Julio Fuentes, que cumprimentou dois três camaradas e aplaudiu: “Vê sempre a victoria, camaradas!”
Declaração final
Encontrou também a aprovação unânime da Declaração Final, na qual as organizações que compõem a CLATE “renovam, mais uma vez, seu firme compromisso internacionalista e solidariedade de classe diante de uma situação caracterizada pela incerteza e falta de perspectivas futuras.
“Mas do sindicalismo não ouvimos a crise da resignação nem a naturalização da derrota. Analisamos e interpretamos para compreendê-lo e agir de acordo com ele”, consta na Declaração de Tenancingo .
“Por esta razão, dada a incerteza, devemos apostar que não foi uma das maiores forças do movimento trabalhista mundial, baseado no internacionalismo”, expressam as organizações que são membros da CLATE.
A comissão editorial foi composta por Gustavo Quinteros (ATE-Argentina), Ruth Díaz (FENAMUTRA-República Dominicana), Ibis Fernández (CITE-Peru) e Matías Cremonte (ALAL).
Clique AQUI e baixe a Declaração Final do Comitê Executivo da CLATE – Tenacingo 2022
Próximo Comitê
Por proposta da delegação da República do Chile, presidida por José Perez Debelli, presidente da ANEF e Juan Camilo Bustamante, chef da ASEMUCH, a próxima reunião da mais alta liderança da CLATE será realizada naquele país em outubro de 2023 “Convocamos este Comitê Executivo se reunirá em nosso país no próximo ano e assumimos este desafio de construir e consolidar nossos laços com todas as organizações membros que amamos CLATE”, indicaram.
Pensando sem futuro
No ano passado, Julio Fuentes apresentou ao Comitê Executivo uma iniciativa para promover, por meio de um quadro, uma homenagem a um animal que percorre toda a geografia de nossa América e que representa não apenas a força de nosso povo, mas também a tenacidade e luta para a sobrevivência e cuidado de nossa casa comum, nossa terra. É por isso que nos próximos meses a CLATE preparará uma notável homenagem ao Jaguar, um felino que também leva outros nomes em diferentes terras da Grande Nação e que servirá como símbolo das lutas dos dois trabalhadores de nossa Região.
Palavras de despedida
Por fim, o secretário geral da SUTEYM, organização anfitriã do evento, Herminio Cahue Calderón, que também foi o 2º Vice-Presidente da CLATE, foi o responsável pelas palavras de despedida aos presentes. Além de ajudar e reconhecer o esforço no trabalho de cada um dos dois membros do sindicato Suteymist e dos dois trabalhadores do espaço que abrigou o Comitê, Cahue Calderón assinalou: “É um orgulho para mim e para todos os meus colegas de a caixa deste novo encontro CLATE e dizemos-vos, como sempre, que a família Suteymist está aqui para oferecer tudo ou que este verão podemos chegar a fortalecer a grande família CLATE. Saúde irmãos e irmãs, e bom regresso aos seus lares.”
Fonte: Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais – CLATE com apoio da Assessoria de Comunicação da Fessergs e adaptações da Secom/CSPB