Outubro Rosa | Mês da Prevenção do Câncer de Mama
Lutar é possível. Dados da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) informam que as chances de cura podem chegar a 95%, se a pessoa for diagnosticada precocemente.
O Outubro Rosa é fundamental. A campanha anual realizada mundialmente em outubro visa alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa mobilização abarca a disseminação de dados preventivos, olhar atento à saúde, busca pelo direito ao atendimento médico e suporte emocional. Tudo para garantir um tratamento de qualidade.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.
Entre os sintomas mais comuns estão: nódulo palpável endurecido no seio – com ou sem dor, nódulo palpável na axila, alterações na pele da mama e saída de secreções pelo mamilo.
ALERTA: alguns sinais podem aparecer em estágios mais avançados da doença. Por isso, a recomendação é investir nos exames de rastreio e checapes anuais.
Prevenir é o melhor a se fazer. Prevenir é cuidado. Prevenir é amor. Apenas um toque pode salvar uma vida.
Imprensa Feserp Minas