Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Juiz de Fora: Nota do SINSERPU-JF – Denúncia de sobrecarga de trabalho no DEMLURB

A Direção do SINSERPU-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora) torna público a denúncia de sobrecarga de trabalho no DEMLURB (Departamento de Limpeza Urbana de Juiz de Fora).

Servidores procuraram o Sindicato para denunciar que estão sendo forçados a fazer dupla jornada – isso vem ocorrendo com os motoristas que, em sua maioria, são contratados, não tem a estabilidade e, portanto, a relação de trabalho com o Departamento é frágil. Estes servidores, temendo represálias, inclusive demissão, se sentem coagidos para executar as suas tarefas em jornadas excessivas, embora isso coloque em risco suas vidas e a da população. O relato desses profissionais é dramático: eles iniciam a jornada às 7h, no setor de capina (Caminhão Poli), e às 17h, quando se espera o encerramento da carga horária, eles são escalados para a coleta noturna, terminando as suas jornadas às 23 horas – e dependendo do dia e das questões climáticas o horário pode ser prolongado até a madrugada do dia seguinte.

A Direção do SINSERPU-JF condena totalmente esse absurdo cometido pelo Departamento Operacional do DEMLURB e exige o encerramento dessa prática criminosa contra os trabalhadores. O Sindicato, através do presidente Francisco Carlos da Silva, já protocolou ofícios à Administração Municipal e à direção da DEMLURB, dando ciência dessa triste situação e ao mesmo tempo exigindo uma apuração rigorosa dos fatos. E adverte: caso essa situação perdure, ocorrerá uma paralisação das atividades.

O SINSERPU-JF cobra a convocação de profissionais que estão aguardando serem chamados através do último processo seletivo, mas ressalta que, conforme mediação do Ministério Público, o concurso público para o DEMLURB seja realizado no prazo previsto.

Essa triste situação reforça os argumentos que o Sindicato vem usando contra contratos temporários em órgãos públicos, que só proporcionam a precarização dos serviços e a exploração dos trabalhadores.

O SINSERPU-JF orienta aos servidores convocados a cumprir uma dupla jornada que recusem e procurem imediatamente o Sindicato, que, a propósito, vai protocolar mais esta denúncia no Ministério Público do Trabalho.

SINSERPU-JF – Coragem para lutar, Coragem para vencer!

 

Fonte: SINSERPU-JF