Juiz de Fora: Nota do SINSERPU-JF sobre as precárias condições de trabalho e assédio moral no DEMLURB
A Direção do SINSERPU-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora) recebeu várias denúncias sobre as precárias condições de trabalho no DEMLURB (Departamento Municipal de Limpeza Urbana).
Os relatos feitos por servidores e servidoras, das irregularidades e negligência na política de segurança no trabalho, foram confirmados por diretores do Sindicato, que constataram os flagrantes dos riscos ao qual os trabalhadores e trabalhadoras estão sendo submetidos: executando as tarefas em vias públicas de trânsito intenso sem as devidas proteções de sinalização (foto); usando transporte interno da empresa ao lado de produtos inflamáveis; trabalhando com roçadeiras dentro d’agua, em córregos (sem a devida proteção), e também sob fortes chuvas.
O assédio moral é outro ponto que a Direção do Sindicato vem denunciando desde o início do mandato da atual administração Municipal. Servidores e servidoras relatam que a diretora operacional do DEMLURB vem, de forma recorrente, cometendo assédio moral. Fatos esses já levados ao conhecimento da prefeita Margarida Salomão – mas nada foi feito para coibir essa prática absurda.
O combate ao assédio moral – assim como investimentos na melhoria das condições de trabalho na Prefeitura – foi um compromisso de campanha da atual prefeita que não está sendo cumprido. Uma denúncia à Procuradoria do Ministério Público do Trabalho será formalizada pelo SINSERPU-JF e os servidores municipais que sofreram ou estão sofrendo assédio moral devem procurar o Sindicato. para serem amparados pelo Departamento Jurídico da entidade.
SINSERPU-JF – Coragem para lutar, coragem para vencer!
Fonte: SINSERPU-JF