Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Manhuaçu: Sintram manifesta na Câmara de Vereadores a realidade injusta dos servidores municipais

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Manhuaçu, realizada na noite desta quinta-feira, 19, além dos projetos importantes que foram aprovados, a tribuna foi ocupada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintram), Marcio Silva Correa e o advogado, Dr. Glauber Vidal. Diretores do sindicato e servidores do Serviço Autônomo de Limpeza Urbana (SAMAL) também acompanharam a reunião. O objetivo da participação do Sintram e servidores se deu por uma condição relevante: pedir aos vereadores o apoio na abertura de diálogo com o Executivo, que não estudou o projeto de Planos de Cargos e Salários entregue à direção do SAMAL e à prefeita no dia 13 de abril.
O presidente do Sintram Márcio Silva Correa falou sobre a necessidade de um plano que contemple também a Educação, Saúde, além do SAMAL. Os servidores buscam resposta, bem como o sindicato. No entanto, o Executivo não atende as solicitações feitas através de ofícios. Márcio Silva foi categórico ao destacar a importância dos servidores municipais, que deveriam ser enxergados da mesma forma pelo Poder Executivo: “Agora começam a falar que a Fundação João Pinheiro será a responsável pela elaboração do Plano de Cargos e Salários, contudo, a Fundação não conhece a realidade dos servidores. Já fizemos o plano e entregamos. Só que ninguém faz nada para garantir a dignidade aos nossos servidores”, disse o presidente.
Na tribuna, o assessor jurídico do Sintram Dr. Glauber Vidal apresentou o pedido de “súplica” por parte dos servidores municipais, que estão numa situação delicada, muitos apreensivos e outros desesperados. Enquanto outros sofrem até perseguição. Com a defasagem salarial que ocorre há muito tempo, a maioria atualmente sobrevive com um salário mínimo. Com isso, muitos estão passando por enormes dificuldades financeiras.
O assessor jurídico pediu aos vereadores que passem a participar do momento de discussão, alem de intervir junto ao Executivo para o diálogo e dessa maneira mostrar que não tem necessidade de pessoas alheias na elaboraração de um plano que contemple todos os servidores municipais. “Com tristeza ocupo a tribuna para implorar em nome dos servidores a garantia de que serão ouvidos e que sejam realmente valorizados. Até hoje foram enganados e não vamos admitir isso! Eles estão no limite”, lamentou Glauber Vidal.
A representante da Comissão do Plano, Cargos e Salários do SAMAL, Vanessa de Freitas ficou emocionada ao falar de colegas que estão vendendo os pertences para a complementar o salário. Segundo ela, o desespero toma conta da maioria, que, no final do mês não consegue cobrir toda a despesa, com apenas R$1.212,00. “Nós estamos aqui hoje pedindo a vocês “clemência. Nos ajude com esse projeto do Plano de Cargos e Salários! Cobrem do Executivo o encaminhamento até vocês! Nós não estamos aguentando mais essa situação!”, manifestou a servidora.
Os vereadores prontificaram atender o pedido do sindicato, para juntos, sentarem à mesa com a prefeita em busca de solução em prol da melhoria salarial para os servidores municipais.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Sintram