Manhuaçu: SINTRAM e comissão de professores PII se reúnem com a prefeita Maria Imaculada pelos direitos da categoria
A Administração Municipal de Manhuaçu recebeu a Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Manhuaçu (SINTRAM) e a comissão de professores da rede municipal de ensino (PII), representada pelos professores Paulo Henrique Silva de Freitas, Rodrigo Pereira de Oliveira e Lânderson Franklin.
Também participaram da reunião o procurador do município, Dr. Ronaldo Garcia, o Secretário de Educação, Eduardo Portilho, além da Secretária de Governo, Cíntia Perígolo, Nívea Maria (Secretária de Administração) e Magno Marçal (Secretário da Fazenda).
Os professores destacaram a necessidade da adequação salarial e ainda reforçaram as reivindicações já apresentadas em outras reuniões, quanto à adequação das horas\aulas.
A comissão de professores PII pleiteia a garantia de 24 horas-aulas por semana, sendo um terço da jornada em atividades extraclasse, além de 16 aulas presenciais e oito aulas extraclasse, perfazendo 24 horas semanais.
A categoria (PII) também solicita a definição para 24 horas-aulas, com o vencimento base de R$ 2.883,75 (dois mil oitocentos e oitenta e três reais e setenta e cinco centavos). Durante a discussão, o Secretário de Educação destacou que tem estudado as reivindicações, mas vem tendo dois entendimentos.
Esbarra na condição de acúmulo de dois cargos, que alguns professores têm no município e Estado, o que pode gerar impasse junto à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG).
A prefeita, Maria Imaculada, explicou que tem interesse em sanar a situação dos professores e determinou ao Departamento Jurídico a elaboração de um projeto, para que seja encaminhado à Câmara, ainda no mês de abril, contemplando o atendimento das reivindicações apresentadas para categoria, com as 16 horas presenciais em sala de aula e oito horas extraclasse, além do salário base de R$ 2.883,75.
O presidente do SINTRAM, Márcio Silva Correa, avalia como positivo o encontro, que chegou ao resultado pretendido pelos professores após calorosa discussão. “Quero agradecer o empenho do Secretário de Educação, a comissão de professores PII pelo esforço em busca de seus direitos, a administração municipal por ter ouvido as reivindicações e se posicionado favorável ao encaminhamento do projeto à Câmara. Ainda, pela forma aguerrida que o nosso assessor jurídico, dr. Glauber Vidal, desempenhou”. disse Márcio Silva Correa.
Fonte: Assessoria de Imprensa – SINTRAM