Dia do Professor: Feserp Minas aliada da luta pelos direitos e valorização da categoria
Dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor em todo o Brasil.
A Feserp Minas luta pelos direitos da categoria e entende que a profissão é nobre e imprescindível para o desenvolvimento da humanidade e, em consequência, da sociedade.
A data refere-se à primeira grande lei educacional do Brasil, sancionada por Dom Pedro I em 1827. A lei foi considerada um grande passo para o desenvolvimento da educação no Brasil, por instituir a obrigatoriedade de Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental) em todas as cidades do país.
Em 1948, Antonieta de Barros, a primeira mulher negra eleita no Brasil, apresentou seu projeto de lei que criava o Dia do Professor em Santa Catarina, que previa feriado para os trabalhadores no dia 15 de outubro. Na justificativa para criar a data, ela enfatiza a importância do educador: “Não há quem não reconheça, à luz da civilização, o inestimável serviço do professor.” O dia 15 de outubro se tornou feriado nacional apenas em 1963, por meio do decreto federal nº 52.682.
A data busca simbolizar a importância da educação, homenageando aqueles que se dedicam diariamente na dura missão de ensinar, mas já há alguns anos se transformou em um dia de luta pelos direitos e pela valorização da categoria. A educação é a área mais atingida pelos cortes orçamentários do atual governo. O estudo “Não é uma crise, é um projeto: os efeitos das Reformas do Estado entre 2016 e 2021 na educação” mostra que o orçamento para a educação no Brasil teve uma redução de quase 40% em cinco anos, a partir do impeachment da presidente Dilma Roussef e a imposição de uma agenda pautada pela “austeridade de gastos”.