Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Feserp Minas participa de audiência pública que debate volta às aulas em Juiz de Fora

A audiência pública foi realizada ontem, 17 de agosto, na Câmara Municipal de Juiz de Fora para debater a polêmica decisão do retorno das atividades escolares. O presidente da Feserp Minas e vice-presidente do Sinserpu-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora), Cosme Nogueira, participou da audiência representando a federação e marcando a posição favorável do movimento sindical ao retorno das aulas presenciais desde que haja responsabilidade. O posicionamento segue a tendência sindicalista, ou seja, a “normalidade” deve voltar com todos os profissionais da educação totalmente imunizados com a segunda dose e desde que as escolas atendam em seus prédios as exigências estruturais de acordo às normas sanitárias.

“Não podemos agir pela pressão de uma parte da sociedade e colocar a vida dos estudantes e profissionais em risco, principalmente num momento em que as variantes surgem com muita intensidade”, declarou o presidente da Feserp Minas. O debate durante a audiência foi acalorado, parte defendia o retorno imediato e a outra parte – também composta por sindicalistas – em defesa da manutenção do distanciamento e das aulas remotas até que a vacinação seja concluída.

É explícito que a situação poderia estar melhor caso o governo federal tivesse feito ações em prol da contenção da pandemia desde março de 2020 e a busca dos imunizantes. “O povo brasileiro já poderia estar vacinado se tivéssemos um presidente da República responsável, que priorizasse o enfrentamento à pandemia e a compra de vacina ao invés de debochar do sofrimento das pessoas reiteradamente”, completou Cosme.

O presidente do Sinserpu-JF Francisco Carlos da Silva Chiquinho e o diretor de Comunicação Joaquim Tavares também usaram a tribuna para defender a manutenção das aulas remotas.

Diversos diretores do Sinserpu-JF também participaram da atividade, foram eles: Antônio Carlos de Santana, Rozivaldo Gervásio, Monica Pinho, Francesca Milagres, Júlio César de Mendonça e Amarildo Romanazzi. Dentre as autoridades, estava representado o Ministério Público, as secretárias da administração municipal Cidinha Lousada (Governo), Nádia Ribas (Educação) e Ana Pimentel (Saúde), além da representação das centrais sindicais e dos movimentos sociais.

Juracy Sheifer, vereador e presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, destacou a importância do debate e comunicou que o legislativo acompanhará os desdobramentos da audiência e está de “portas abertas” para os debates populares.