Janaúba: Em entrevista, presidente do Sindijana esclarece atividades sindicais
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Sindijana) foi representado pela presidente Marilea Ribeiro no programa do canal Toninho Nunes Terranet. O programa dá voz para pessoas e assuntos relevantes em Janaúba. Na oportunidade, Marileia Ribeiro explicitou as mais diversas atividades sindicais na cidade.
De início, Marileia contou a sua história pessoal e no serviço público, categoria da qual faz parte desde a década de 90. Já no sindicalismo, está a frente (presidência) do Sindijana desde 2015, hoje, no segundo mandato. A presidente do Sindicato contou que sua relação com o sindicalismo iniciou no primeiro cargo de servidora em Janaúba, período que também foi tesoureira do Sindijana. Tudo movido pelo senso de coletividade, “sempre quis lutar e brigar por nós”, esclareceu Marileia.
Após passar por sua história, Marileia mostrou como funciona o Sindicato, a reforma estatutária realizada durante sua gestão que estabeleceu o número de integrantes da diretoria, além de evidenciar quais são as principais demandas dos servidores, que, resumidamente, enfrentam, por diversas vezes, desvalorização, desacato e assédios. Diante dessa realidade, evidencia a importância da ação sindical para mobilização e cobrança junto à Administração.
Atualmente, segundo a presidente do Sindijana, existe uma boa relação com a Administração Municipal, conseguem resolver as demandas dos trabalhadores e os pagamentos tem sido feitos regularmente. No entanto, sob o efeito da pandemia, nem todas ações da Prefeitura são suficientes neste momento, como a falta de segurança e condições para a volta as aulas nas escolas geridas pelo município.
Para concluir, Marileia falou sobre a falta de valorização ao sindicalismo no Brasil. Além do problema que o Sindicato enfrentava pela falta do registro sindical, conquistado neste ano, dando notoriedade, capacidade jurídica e respeito ao Sindijana. Nesse processo de estabelecimento da entidade, um dos fatos relevantes levantados por Marileia foi a filiação à Feserp Minas, que dá total suporte para o Sindicato.