Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

São Sebastião do Paraíso: Sindicato luta por gratificação extraordinária para servidores da linha de frente de combate à Covid-19

Conseguir o pagamento de uma gratificação extraordinária para servidores da linha de frente de combate ao coronavírus, é hoje uma das principais lutas do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SEMPRE-SUDOESTE/MG).

Desde o início da pandemia, a referida gratificação tem sido pauta constante em ofícios e reuniões com o executivo municipal, sendo inclusive um dos itens da pauta de reivindicações da entidade de classe, extraída na assembleia geral da categoria.

Estamos vivendo o momento mais triste desde o início da pandemia, pois, infelizmente todos os dias nos despedimos de parentes e amigos, cada vez mais jovens, vencidos por este vírus silencioso.

O perigo do contagio ronda nossos lares  e ambientes públicos.

A luta não está nada fácil e nosso país somente tem conseguido enfrentar a pandemia graças aos servidores que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), um dos sistemas de saúde universal mais abrangentes do mundo, na segurança pública, fiscalização, vigilância sanitária e cemitério.

Estes profissionais, justamente por estarem na linha de frente ao combate do coronavírus, estão esgotados, com uma carga de trabalho sem precedentes para tratar pacientes com Covid-19 e manter outros serviços públicos essenciais. No entanto, não estão sendo reconhecidos pela administração.  Estes trabalhadores precisam de suporte humano e material para superar os desafios de um cotidiano repleto de desgaste emocional e estresse por terem de lidar com o sofrimento alheio. Merecem receber uma gratificação extraordinária, durante toda a pandemia.

Dentre vários municípios que já praticam o pagamento de gratificações aos servidores da linha de frente, podemos citar como exemplo, nossa vizinha cidade de Passos, que desde junho de 2020, instituiu aos servidores um adicional de 10 reais por hora trabalhada. Tal remuneração não diminui em nada o risco que estão correndo para cuidar dos cidadãos, porém serve para mostrar a eles que estão sendo valorizados neste trabalho que tem feito toda a diferença na vida da população.

É essencial garantir condições e valorização de trabalho para que os servidores da linha de frente possam continuar oferecendo assistência às pessoas afetadas pela Covid-19. Estes trabalhadores são os verdadeiros herois que arriscam suas vidas diariamente. 

É responsabilidade do gestor aplicar medidas coletivas para a população e também para os servidores.

Nesse momento de emergência, a união da classe trabalhadora é ainda mais importante. Por isso, valorizar os servidores que estão se dedicando para proteger a população da ameaça da pandemia é o primeiro passo.

Medidas urgente precisam ser tomadas. Os servidores públicos estão na luta para proteger você e sua família, razão pela qual é necessária a imediata implantação da gratificação extraordinária aos servidores públicos municipais que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus na querida São Sebastião do Paraíso.

 

Reprodução: Jornal do Sudoeste