Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Sindiseto: Profissionais da Enfermagem e Sindicato realizam manifestação pela aprovação do PL 2564/20

Com o apoio do Sindiseto (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni), profissionais de enfermagem estão intensificando esforços na luta pela aprovação do PL2564/20, que estipula um piso nacional da categoria, propõe justa jornada de trabalho de 30 horas na rede hospitalar pública e privada, a nível federal. Trata-se de uma luta antiga da categoria, uma vez que o Projeto de Lei encontra-se engavetado no Congresso e que já dispunha sobre a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Na manhã desta quarta-feira (12), esses profissionais participaram de um movimento público, justo e legítimo, uma caminhada com a participação e apoio do Sindiseto, que preza pelo trabalho dos Profissionais da Saúde, bem como de todas as categorias de Servidores do município.

A manifestação foi pacífica e ordeira, organizada pela comissão de Enfermagem da cidade, percorrendo algumas ruas do centro da cidade, passando em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao prédio da Prefeitura, com falas da categoria pedindo compreensão e apoio da população nessa luta.

Além de reforçar o movimento dos profissionais, nós diretores do Sindiseto estamos junto na luta por suas reivindicações.”

Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni – Sindiseto

Sindiseto presente na manifestação em prol dos Profissionais da Enfermagem. Foto: Arquivo/Sindiseto

Entre os participantes do movimento, destacavam-se Servidores de diversas Unidades Básicas de Referência (UBR’s), Programa Saúde da Família (PSF’s), UPA’s e do Hospital Municipal, que lembraram dos colegas infectados e que perderam a vida na batalha contra o Covid-19.

“Os profissionais de enfermagem são essenciais na organização e funcionamento de todos os serviços de saúde, públicos ou privados, e não recebem o tratamento que merecem, muitos deles têm que se desdobrar em mais de um turno de trabalho, por 24 horas ininterruptas e são submetidos a jornadas extenuantes e desumanas, de até 84 horas. Enquanto sindicato não podemos nunca esquecer que quem dedica a vida em cuidar de pessoas, também merece ser cuidado.”

Panfleto exalta a importância do SUS e da Enfermagem. Foto: Arquivo/Sindiseto

O Sindicato se preocupa com os profissionais de saúde espalhados pelo país que estão adoecendo, devido às condições desumanas a que são submetidos. Além disso, o maior número de profissionais de saúde, que pertence ao setor de enfermagem são, em sua maioria, mulheres.

“Muitas delas lutam sozinhas para manterem seus lares, trabalhando em mais de um emprego para atender às necessidades da família, fazendo uma tripla jornada, porque, ao sair do trabalho, ainda tem que cuidar dos filhos e da casa.”

O Sindiseto entende que seria o momento de comemorar com festa o Dia Internacional da Enfermagem, mas, infelizmente, o momento necessita reivindicações. É importante o reconhecimento do heroísmo dos profissionais, mas há a necessidade de salário digno, porque isso é o que paga contas e as despesas de casa.

Ontem, em Teófilo Otoni, o movimento de luta dos Enfermeiros foi bem visto e aplaudido pela população, já que é visível como os profissionais estão expondo suas vidas em risco em prol do próximo, além da dificuldade que eles encontram para terem uma vida decente.

Por fim, o Sindiseto declarou que O maior desafio encontrado foi conseguir unir a categoria.

Confira mais imagens da marcha:

 

Fonte: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni – Sindiseto