Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Março, o mês das mulheres: Conheça Maria Rejane, a tesoureira do SEMPRE-SUDOESTE/MG fala sobre os prós e contras do sindicalismo

Dando seguimento a série de matérias para conhecer mulheres que movem o mundo sindical em Minas Gerais e são ou estão ligadas à Feserp Minas, desta vez você conhece um pouco da jornada da Maria Rejane Tenório de Araújo Santos, 54, tesoureira do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso e Região Sudoeste de Minas Gerais – SEMPRE-SUDOESTE/MG. Ela é militante sindical desde a década de 90, período de fundação do Sindicato. Em novembro de 2006, Rejane assumiu a presidência do SEMPRE-SUDOESTE, cargo mantido por três (3) mandatos, que chegou ao fim em novembro de 2018. Segundo a sindicalista, foi tempo suficiente para sentir e vivenciar as dificuldades da classe.

A tesoureira diz entender o que é ser perseguida e ameaçada dentro de uma suposta democracia, simplesmente por buscar e defender os direitos garantidos na constituição. Além disso, passou pela solidão de gênero, sendo uma das poucas mulheres que faziam parte do movimento na época, sofrendo o preconceito incutido no meio, que, muitas vezes, não reconheciam a mulher dentro do movimento sindical e na luta de classe.

Ser uma militante sindicalista engajada com um propósito pelos trabalhadores e trabalhadoras não isenta ninguém das outras atribuições que uma pessoa tem na vida, “Enfrentei dificuldades como esposa, mãe e dona de casa durante o tempo em que estive a frente da entidade. Mesmo assim, foi gratificante saber que fiz parte da história e deixei um legado para muitos”, esclareceu Rejane.

Para completar sua fala em torno do sindicalismo, ela indica o poema “É preciso agir”, de Bertold Brecht.

Mesmo com a divisão de funções, a tesoureira falou que se orgulha do trabalho, já que foram muitas conquistas e o seu exemplo na luta diária pode contribuir na formação do caráter das filhas, as quais enxerga como mulheres fortes e independentes.

Na sua mensagem para as mulheres, Rejane enfatizou o comprometimento social e de gênero:

Nunca desistam de seus sonhos e não parem de lutar pela manutenção dos direitos já conquistados! Que tenhamos disposição em continuar na luta em busca da igualdade entre os gêneros, sabendo que todos somos importantes na vida um do outro. A mulher é uma das forças que movem o mundo, somos capazes de causar transformação.

Maria Rejane Tenório de Araújo Santos

Tesoureira do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso e Região Sudoeste de Minas Gerais – SEMPRE-SUDOESTE/MG