Março, o mês das mulheres: Conheça Cláudia Helena, presidente e responsável pela transformação do Sindcam
Na terceira matéria da série para conhecer mulheres que movem o mundo sindical em Minas Gerais e são ou estão ligadas à Feserp Minas, hoje mostramos um pouco da jornada de Cláudia Helena Soares, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cambuquira – Sindcam. A representante principal da entidade assumiu o Sindicato praticamente falido, mas com um trabalho conjunto conseguiu reerguê-lo e mover diversas ações em favor dos servidores e servidoras.
Há doze anos, a sindicalista iniciou seu vínculo com o Sindcam. Durante todo esse tempo vem construindo uma boa relação na entidade, sempre com comprometimento e garra.
Um belo exemplo desse afinco foi a reforma do estatuto no ano passado. Desde 1953, o Sindicato não havia mudado uma vírgula na regulamentação da entidade, que, além de atrasada, não permiria novas inserções para beneficiar seus filiados e filiadas. Após a reformulação, conseguiram colocar a complementação da aposentadoria, uma das maiores ações já feitas pelo Sindcam. Por isso e por muito mais, a sindicalista demonstra para a prórpia gestão e para quem ela responde, sua luta e trabalho constantes.
Ao falar sobre o cenário sindical, Cláudia tem uma visão clara, de quem está imersa dentro desse universo, “O mundo sindical é muito importante, porque a cada dia os nossos direitos estão sendo ceifados. Sempre fui a favor do movimento sindical e agora vejo como sempre estive e estou do lado certo”, declarou a sindicalista.
Em homenagem ao mês das mulheres, a presidente do Sindcam declarou o que ela acredita que é necessário para quem está junto dela na luta:
“As mulheres precisam ser mais respeitadas no âmbito profissional, já que atualmente muitas de nós saímos de casa para trabalhar fora e ainda temos que cuidar de casa, filho e marido. Mulher continue lutando pelo seu lugar em todos setores!”
Claúdia Helena Soares
Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cambuquira – Sindcam