Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

Março, o mês das mulheres: Conheça Deise Medeiros, diretora da Feserp/MG e notória atuante na luta sindical

Inaugurando uma série de matérias para conhecer mulheres que movem o mundo sindical em Minas Gerais e são ou estão ligadas à Feserp Minas, hoje mostramos um pouco da jornada de Deise Medeiros.

Ela é diretora de Saúde do SINSERPU- JF, secretária de Saúde da CSB – MG, diretora da Feserp – MG e diretora da AMETA – JF. Além das funções sindicais é técnica em enfermagem, servidora municipal no Hospital de Pronto Socorro de Juiz Fora-MG, ao qual trabalha há muitos anos com pacientes críticos e semi-críticos, atendendo todo o tipo de patologia e, inclusive, doenças infectocontagiosas. Deise presta assistência direta, constantemente com um plantão bastante desgastante e, por vezes, duplicado por falta de profissionais.

Sobre seu trabalho, nossa diretora esclarece os problemas que tem vivido: “O que me causa bastante indignação é, que, apesar de todo o contexto que estamos vivendo com a pandemia, a sociedade capitalista já nos impõe opressão por classe e, historicamente, também por gênero. Uma das maiores consequências disso é a desvalorização profissional. Nossa situação no mercado de trabalho é bem conhecida e faz parte da nossa realidade: a dupla jornada, baixos salários, trabalho precário e o assédio moral e sexual. Tenho uma profissão que é linda por natureza, porém pouco valorizada. Nem a pandemia serviu para melhorar essa condição. Precisamos de remuneração justa com uma jornada reduzida, para que possamos nos capacitar e prestar um serviço de maior qualidade ainda”.

Ao falar sobre seu envolvimento no mundo sindical, Deise fala sobre sua participação e das demais mulheres, “Vejo a necessidade de estar no movimento sindical, entendo que seja de extrema importância a participação das mulheres, apesar de, ainda, possuirmos uma participação inferior a dos homens. Mas acredito que as mulheres cada vez mais estão ocupando seu espaço. A sindicalização das mulheres vem aumentado nas diretorias das entidades e isso é um enorme avanço”, esclarece a diretora.

Resumindo quem é a Deise Medeiros, notória militante no mundo sindical, leia a mensagem que ela deixa sobre o mês das mulheres:

“A nossa presença nos espaços de poder não só corrige uma situação discriminatória, como faz com que as pautas que atingem diretamente a vida das trabalhadoras sejam prioritárias, mesmo que não seja questão de apenas um gênero. Isso demostra a importância da presença feminina no movimento sindical. Lugar de mulher é onde ela quiser. Assim, nós mulheres, precisamos nos empoderar nos espaços que, até hoje, são considerados genuinamente masculinos. Precisamos nos unir e conscientizar sobre ter os mesmos direitos que os homens, precisamos sempre deixar claro que temos a mesma capacidade que o sexo masculino, porque competência não está vinculada ao sexo. As mulheres estão crescendo nos espaços democráticos, mas ainda precisamos avançar mais. Vamos seguir na luta por tudo aquilo que é justo! Juntas sempre seremos mais fortes!”

Deise Medeiros

Diretora de Saúde do SINSERPU- JF

Secretária de Saúde da CSB – MG

Diretora da FESERP- MG

Diretora da AMETA- JF

Para saber um pouco mais sobre seu trabalho prático pela Feserp Minas, recentemente, em Juiz de Fora, Deise foi uma das convidadas para discutir pautas emergenciais da Saúde na cidade.