Feserp Minas apoia campanha “O Brasil precisa do SUS”
A Feserp Minas e seus sindicatos filiados apoiam esta campanha e orienta as entidades filiadas para divulgação e participação nas atividades futuras.
Criada em junho deste ano como resposta à incúria do desgoverno Bolsonaro no combate à pandemia do coronavírus, a organização Frente pela Vida, que reúne diversas entidades da sociedade civil lança, nesta terça, 15, a campanha nacional “O Brasil precisa do SUS”. O ato político, programado para às 14h, marca a véspera da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nesta quarta, 16.
Pressionar o Congresso Nacional a manter o piso emergencial da Saúde em 2021 é o objetivo da campanha. O governo Bolsonaro anunciou a retirada de R$ 35 bilhões do SUS no próximo ano.
Para reverter esse quadro e pressionar o Congresso Nacional, a frente, que reúne organizações de saúde, ciência e tecnologia, comunicação, educação e da sociedade civil, entregará aos parlamentares a “Carta ao Povo brasileiro”.
O documento elaborado pelas entidades mostra a importância da saúde pública e sua relevância no enfrentamento da crise sanitária. Durante o ato, que será transmitido virtualmente pelas organizações, também será entregue a petição pública “O SUS merece mais em 2021”, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
A petição, que reunia mais de 573 mil assinaturas ontem, 14, exige a manutenção do piso emergencial da Saúde no orçamento do SUS, em pelo menos R$ 168 bilhões. Também pede a revogação da Emenda Constitucional 95/2016 (teto dos gastos), que congelou os investimentos em saúde e demais áreas sociais até 2036.
Fonte: Conselho Nacional de Saúde/Partido dos Trabalhadores