Sintsepmi cobra testagem em massa de servidores para covid em Itabira
O Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sintsepmi) recebeu denúncia de que um servidor do Programa Saúde da Família (PSF) do Centro teria testado positivo para covid-19, outro estaria afastado por suspeita e que vários trabalhadores da unidade não teriam sido testados ainda quanto à doença.
O sindicato enviou ofício à Secretaria de Saúde para questionar a veracidade das informações e, mais uma vez, sugerir a testagem de todos os servidores de saúde, incluindo os agentes comunitários. Como os profissionais do PSF visitam as famílias nas residências e têm contato direto com pacientes, o risco de contágio é maior.
O Sintsepmi vem cobrando, repetidamente, a testagem em massa de servidores, independente do número de casos confirmados. No prédio da Prefeitura, houve casos confirmados da doença que não tiverem teste para os servidores com contato com o paciente.
“O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), por exemplo, foi questionado sobre diversos supostos casos da doença que chegaram ao conhecimento do Sintsepmi. Uma das denúncias aponta que uma servidora do Saae teria desenvolvido a forma grave da doença e foi internada, sem testagem dos outros servidores. Questionada, a Saae enviou resposta vazia e insatisfatória”, relata o presidente do sindicato, Auro Gonzaga.
Também foi protocolado pedido de informação sobre quadro de contágio na Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), ainda sem resposta.