Cultura em casa: cinema argentino e livros digitais infantis para a quarentena
Depois de dois guias culturais on-line para a quarentena, aqui e aqui, voltamos a reunir links de cultura para ajudar a driblar o tempo extra em casa, desta vez com filmes argentinos e livros infantis.
A primeira sugestão é conferir filmes argentinos estrelados por Ricardo Darín, um dos mais importantes atores da cena argentina. Vencedor de cinco prêmios Cóndor de Plata e dois prêmios Sur, Darín atuou em O Segredo dos Seus Olhos (2009), vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010. Quatro filmes do ator estão disponíveis gratuitamente no YouTube, como El Mismo Amor, La Misma Lluvia (1999), dirigido por Juan José Campanella, mesmo diretor de O Segredo dos Seus Olhos.
Ainda é possível assistir o ator em Seguimos com Nueve Reinas (2000), de Fabián Bielinsky, que ganhou o Cóndor de Plata de melhor diretor por esse filme. No longa, Darín vive Marcos, um golpista que planeja, com seu parceiro Juan, aplicar um grande plano: vender cópias de um selo raro, apelidado de “Nove Rainhas”. Um dos filmes mais recentes da lista é Carancho, de 2010, dirigido por Pablo Trapero. O filme representou a Argentina no Oscar de 2011, e nele Ricardo Darín interpreta o protagonista Sosa. Fechando com o filme mais novo da lista, temos Tesis Sobre un Homicídio (2013), de Hernán Goldfrid.
Literatura infantil
Tem crianças em casa? Que tal aproveitar o tempo extra para ler? O portal Conteúdo Aberto, da FTD Educação, tem rico acervo de literatura brasileira. Entre os nomes disponíveis há livros de Ana Maria Machado, como Festa no Céu e Cachinhos de Ouro. A coleção Meu Primeiro Lobato traz versões belamente ilustradas de clássicos do autor, como Narizinho e o Príncipe Escamado, extraído do livro Reinações de Narizinho. Também há alguns títulos internacionais, como Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne.
A curadoria da Bamboleio busca livros criativos que tratam de temas como diversidade e arte. Toda semana chega um novo título escolhido pela marca, que pode ser baixado e lido off-line. Entre os achados da plataforma estão A Avó Amarela, de Júlia Medeiros, vencedor do prêmio Jabuti de livro infantil em 2019, e o best-seller O Monstro das Cores, de Anna Llenas. Durante a quarentena, a marca oferece um teste de 45 dias grátis. Após esse período, a assinatura sai por R$ 19,90 mensais. Disponível para iOS e Android.
Lançado no último dia 1º, o aplicativo Bookplay Kids é o filho mais novo da Bookplay. Com uma cara bem pop, reúne conteúdos de super-heróis da Marvel e princesas da Disney. Para os mais novinhos, há coleções especiais de animações como Peppa Pig e Patrulha Canina, voltadas para o desenvolvimento emocional. Aqui, os audiolivros também têm vez, além de um espaço dedicado a atividades para imprimir. A partir do dia 15 de maio, será possível fazer um teste de trinta dias grátis. A assinatura custa R$ 39,90. Disponível para iOS e Android.