Eleitor tem até esta quarta-feira (6) para regularizar a situação na Justiça Eleitoral
O eleitor que precisa tirar a primeira via título de eleitor, fazer a transferência para outro município ou regularizar a situação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pode fazer o procedimento pela internet, até esta quarta-feira, 6 de maio. A medida é para evitar filas e aglomerações, por conta do distanciamento social em prevenção ao coronavírus.
Confira o passo a passo para regularizar o título pela internet
Para facilitar, o eleitor já deve ter os seguintes documentos digitalizados: frente e verso do documento oficial de identificação; CPF (Caso possua); Título de Eleitor (Caso possua);
comprovante de residência (para solicitação de transferência, o documento deve comprovar que o interessado reside no endereço há, pelo menos, três meses) e fotografia do próprio rosto, em estilo selfie, ao lado do documento oficial de identificação. Para homens que solicitarem o primeiro título, também é necessária imagem do Certificado de quitação do serviço militar.
Acessar a página do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e preencher o formulário Título Net. Os campos solicitados devem ser preenchidos com os nomes escritos por extenso, sem o uso de abreviaturas, e os documentos acima devem ser anexados. Vale lembrar que é preciso utilizar os navegadores Chrome ou Mozilla Firefox.
O TRE informa que o eleitor que ainda não tiver coletado a biometria será convocado a coleta dos dados e a validação do documento. “No caso de documentação incompleta ou de dúvida sobre os documentos apresentados, o eleitor pode ser acionado pelo cartório para complementar a documentação. Por isso é importante que o eleitor informe os dados de contato corretamente”, reforça o órgão.
Quem tiver multas eleitorais para pagar deve emitir a guia de multa e realizar o pagamento, antes de preencher os formulários para atendimento.
E-Título
Para a segunda via do título, não é necessário fazer os procedimentos. É só baixar o aplicativo e-Título no celular. Já o eleitor que precisar solicitar o alistamento eleitoral, transferência ou regularização do título, deve aguardar alguns dias para a análise e processamento do seu pedido. Só depois pode baixar o e-Título no aparelho.