Plataformas com cursos gratuitos para fazer durante a quarentena
Para quem quiser aproveitar o momento da quarentena para se reciclar, aprender uma nova habilidade, adquirir novos conhecimentos, surgiram várias oportunidades de cursos online gratuito, com algumas plataformas que eram pagas e abriram neste período.
Os cursos são variados e com várias durações, alguns com direito a certificado.
Sebrae – plataforma ideal para empreendedores, com destaque para cursos de Marketing Digital para o Empreendedor, Gestão Financeira, Aprendendo a empreender, Boas Práticas do serviço de alimentação e Como vender pela internet em tempos de coronavírus.
Senac – Já são bastantes tradicionais os cursos desta instituição, que abrangem quase todas as áreas do setor de serviços. Por isso, o Senac EAD liberou, de forma totalmente gratuita, diversos cursos, conteúdos autoinstrucionais e vídeos. Todos os participantes dos cursos receberão certificados com validade em todo território nacional. Destaque para alguns cursos: Gestão Ambiental, Comunicação Empresarial, Gestão Estratégica de Vendas, Assistente de manutenção de redes de computadores e Gestão do tempo.
ESPM – a escola de negócios oferece em seu site 13 cursos gratuitos, em tempo real, realizados por webconferência, com temas atuais de domínio da instituição e diretamente relacionados ao momento. Alguns destaques: Crise e relacionamento com a imprensa, E-commerce como aumentar suas vendas, Estratégias de comunicação digital para microempresas e Instagram para Negócios.
Ministério da Economia – disponibilizou uma plataforma online com 674 cursos gratuitos de qualificação profissional para empresários e trabalhadores. São 11 áreas temáticas, como competências gerais/básicas e socioemocionais, serviços, comércio, tecnologias da Informação e Comunicação, indústria, agropecuária, transporte e armazenamento, empreendedorismo, administração e administração pública.
MEC – programa Novos Caminhos, lançado em 2019. Os cursos técnicos disponíveis apresentam duração de 800 horas, voltados para as áreas de administração, logística e meio ambiente, marketing, informática e agronegócio.Os cursos profissionais possuem carga horária de 160 horas, como programação, e ferramenta de gestão. Para fazer parte do programa, é necessário acessar o portal do Ministério da Educação, página do Programa Novos Caminhos.
Senai – As vagas abrangem cursos de Qualificação Profissional e Cursos Técnicos semipresenciais, com carga horária de 20 horas. São mais de 100 mil vagas serão disponibilizadas.
Veduca – A plataforma Veduca também atua como sistema de cursos on-line. Diante do cenário causado pelo novo coronavírus, a plataforma também está disponibilizando diversos cursos gratuitos.
Universidade Cruzeiro do Sul – A Cruzeiro do Sul Virtual, que é referência em ensino a distância, está oferecendo mais de 50 cursos online gratuitos para você aprender novas habilidades e se qualificar durante o período de quarentena. Os cursos oferecidos são de diversas áreas, entre eles destacam-se: Analytics e Ambientes Virtuais na Educação, curso Preparatório OAB, Competências e Gestão de Talentos, Design Thinking, Empreendedorismo, Fator Humano nas Organizações, Gestão por Processos, Liderança, Jogos para Dispositivos Móveis, Telejornalismo, Nutrição Ideal para o Exercício, entre outros.
Faculdade Estácio – a Estácio liberou diversos cursos online gratuitos em sua plataforma digital. O portfólio da instituição oferece cursos em quatro áreas diferentes, como Administração, Gestão e Engenharia (área 1), Educação (2), Gastronomia (3) e Programação (4).
Fundação Bradesco – disponibiliza cursos online gratuitos e com certificação. As opções variam entre Administração, Estratégia de Negócios, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Tecnologia, Informática, entre outros.
Mackenzie – A Coordenadoria de Educação Continuada (CEC) e o Centro de Educação a Distância (CEDaD) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferecem, gratuitamente, parte dos cursos de Pós-Graduação em EaD durante o isolamento social. Ao todo, são 12 “trilhas de aprendizagem” nas áreas de controladoria, gestão de pessoas e negócios, literatura, direito, marketing e muitas outras