Tudo pronto para a primeira eleição virtual em Pirapora
A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pirapora (Sindipira), no Norte de Minas Gerais, está prestes a dar um grande passo rumo à modernidade, acompanhando a evolução através dos avanços tecnológicos. Nesta próxima quinta feira (28) será realizada a eleição para a renovação da diretoria e Conselho Fiscal, mas desta vez os servidores associados votarão pela internet, fato inédito. A presidente do Sindpira, Ernaldina Souza Rodriguez (Dina), destaca os três eixos fundamentais que pesaram para esta iniciativa:
1- Ampliar e estimular a participação;
2- Agilidade no processo;
3- Economia;
O primeiro passo foi a alteração estatutária aprovada em assembléia permitindo essa possibilidade, depois foi a contratação de uma empresa com capacidade técnica e experiência em eleições virtuais, a partir dai a comissão eleitoral presidida por Jader Gabriel da Silva Alves, passou a acompanhar, gerenciar e coordenar as ações dando lisura e imparcialidade ao processo. A empresa BRCTOTAL será responsável pelo suporte técnico cabendo a ela as tarefas de:
Setup: instalação da plataforma;
Carga de eleitores aptos e inaptos;
Processamento e atualização dos votos por turno de eleição;
Operação assistida por turno de eleição;
Atendimento Online aos eleitores por turno de eleição;
Diagramação e envio de senhas aos votantes;
O presidente da Feserp Minas, Cosme Nogueira, já está em Pirapora acompanhando todos os preparativos e será um fiscal de todo processo eleitoral. Cosme avalia de forma positiva essa iniciativa e considera importantíssimo a inserção do movimento sindical na evolução dos avanços tecnológicos.
Os sindicalizados poderão votar por qualquer dispositivo com acesso a internet e na seção eleitoral que funcionará na sede do sindicato, situado na rua Jeferson Gitirana, 1473, Bairro Cícero Passos, ao lado do batalhão da Polícia Militar. A votação será de 8 às 17 horas.
A expectativa é de divulgação do resultado da eleição após uma hora posterior ao encerramento da votação.