Sindicato de Araxá reúne com procurador do município
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras Câmaras e Autarquias do Planalto de Araxá (Sinplalto), Marlene Apolinário, reuniu com o procurador do Município, Dr. Jonathan Ferreira. A presidente estava acompanhada da secretária Vanilda Gonçalves e do assessor Jurídico da Feserp- MG, Dr .Eldbrendo Pereira Monteiro.
Em pauta estava a questão das férias prêmio que o Executivo não tem autorizado aos servidores a usufruírem, e o pagamento do pecúlio após a sua aposentadoria. O procurador justificou que o município vem fazendo um planejamento com relação a liberação de servidores, seja por licença sem vencimento ou mesmo férias regulares e prêmio.
Há uma grande demanda de licenças de saúde, e isto tem dificultado a liberação de férias em razão de não terem servidores concursados em algumas áreas para serem convocados em relação aos pagamento de férias após aposentadoria. O procurador apresentou números que após a tramitação da Reforma da Previdência, foi grande o número de servidores que requereram e tiveram suas aposentadorias deferidas, e o número praticamente triplicou em relação aos pagamentos previstos.
Estima que hoje, o município de Araxá vai ter que desembolsar mais de 600 mil reais para quitar essa demanda. Apesar do município estar com as contas em dia, o município ficou arcando com as obrigações financeiras devido ao atraso do governo estadual, o qual começa a regularizar os repasses. O município tem para Dezembro praticamente 4 folhas a serem feitas em razão do décimo terceiro e abono natalino, tendo como meta entrar o ano de 2020 com a carga fiscal ajustada visto que é um ano eleitoral.
A presidente do Sinplalto colocou a disposição da procuradoria o trabalho do Dr. Edbrendo Monteiro para apresentar um esboço do plano de cargo e salário para o quadro geral e para os servidores da saúde conforme foi conversado com a Secretária Municipal. O procurador achou valido a intenção do Sindicato em participar do processo de férias prêmio, cujo com a ajuda do Sindicato irá acelerar a sua execução, e também valorizará o servidor.